A pizza mais cara do mundo

ActionAid quer fundos para o combate à violência contra mulher

22.11.21

No ano passado, a ActionAid lançou a ação Call4Margherita (leia e veja aqui), campanha criada pela FCB Milão com o objetivo de ajudar na conscientização do público sobre a luta contra a violência contra mulheres.

Agora, a ActionAid nomeou a agência Caffeina para criar a "#Call4Margherita - a pizza mais cara do mundo", ação de denúncia e protesta contra os fundos prometidos, mas nunca alocados para combater a violência contra as mulheres.

A ideia da campanha foi inspirada na história verídica de uma mulher que, para salvar sua própria vida de um parceiro violento, chamou a polícia fingindo pedir uma pizza.

Na edição de 2021 da Call4Margherita, a ActionAid e a Caffeina pretendem sublinhar a falta de milhões de euros em financiamento, chamando a atenção de governos de todo o mundo para investir no combate à violência contra as mulheres.

A Caffeina concebeu e produziu uma ativação: foi colocada em uma das principais ruas de luxo de Roma uma redoma à prova de balas, que protege uma caixa de pizza, revisitada como se fosse uma caixa de colar de pedras preciosas.

A caixa contém uma pizza simples da Margherita, mas com a mensagem: "Esta pizza é a mais cara do mundo". A ação explica que, uma vez que as mulheres estão chamando a polícia enquanto fingem estar fazendo um pedido, para fugir de seus parceiros violentos, isso significa que uma pizza é uma ferramenta para salvar suas vidas e os governos do mundo deveriam fornecer recursos para combater as violências baseadas em questões de gênero.

A atriz Claudia Gerini, embaixadora da ActionAid, participou da ação. Depois de revelar o que estava na caixa, ela falou sobre a campanha e o compromisso da entidade. Em seguida, rasgou simbolicamente, em sinal de protesto, o recibo com o valor da pizza. Confira o vídeo, abaixo.

A ativação deu início à campanha, que conta com a participação de "influenciadores" para divulgar a mensagem e envolver as pessoas no protesto contra a falta de financiamento para o combate à violência de gênero.

Como no ano passado, a comunicação de 2021 envolve muitas pizzarias de toda a Itália que aderiram à causa: pizzas serão servidas em jogos americanos e em caixas que levam a mensagem sobre a "pizza mais cara do mundo".

"A luta contra a violência feminina não é uma prioridade da política, nem na Itália, nem outros em países do mundo, e nem mesmo durante esta pandemia, embora os repetidos bloqueios tenham causado um aumento nos pedidos de ajuda. Campanhas como #Call4Margherita são fundamentais para sensibilizar a opinião pública e as instituições para que o tema do combate à violência se transforme numa urgência concreta", observa Daniela Biffi, head de conteúdo e relações com a mídia da ActionAid.

É possível doar para contribuir com a causa, aqui.

Ficha Técnica:

CAFFEINA & CAFFEINA STUDIOS