arrow_backVoltar

Te Prego Na Saída

Especial de Natal do Porta vai para + 3 países, além do Brasil

13.12.21

Nesta quarta-feira, 15, estreia na Paramount+ o especial de Natal do Porta dos Fundos: “Te Prego Lá Fora”. É a primeira vez que a empresa se aventura na animação. A história está focada na adolescência de Jesus, que enfrenta problemas de bullying na escola, no que seria equivalente ao ensino médio. O personagem foi criado com base em Rafael Portugal, que interpreta o futuro messias. A Estricnina Desenhos Animados responde pela animação. O roteiro é de Fábio Porchat.

Os personagens foram criados em cima das falas. Tivemos leituras importantes feitas pelo elenco. Eu já dublei, mas não sou dublador. O Estricnina ajudou muito nisso”, contou Porchat, destacando que dar voz aos personagens foi um dos desafios do projeto, já que havia poucos elementos para fornecer aos atores naquela altura. Na história, Porchat interpreta Herodes, que é o diretor da escola Eva & Adão e faz um vilão que assedia estudantes e soldados.

O especial de Natal tem lançamento simultâneo em mais três países: México, Argentina e Colômbia, onde a plataforma de streaming está presente. A versão para o espanhol é do Backdoor México, operação do Porta dos Fundos que foi aberta há três anos no México. O elenco local faz a dublagem dos personagens.

Animação era um formato que sempre esteve nos planos do Porta, contou Porchat. Pensaram em série, em filme. Mas o projeto não vingou nesses nove anos de empresa (ela completa dez anos em agosto de 2022). Foi Christian Rôças, o Crocas, CEO do Porta, quem propôs fazer do especial uma animação.

No ano passado, ele já tinha tido um primeiro contato com a Estricnina, que tem em seu portfólio a animação Gigablaster. Na MTV, criaram e produziram as séries Fudêncio e Seus Amigos, Rockstar Ghost, The Jorges e Megaliga dos VJs Paladinos

O estúdio passou a desenvolver a animação do Porta em abril, ao receber o roteiro. A partir daí, o processo foi muito intenso até a conclusão, o que foi comparada a um “milagre”, disse Cazé Pecini, fundador da Estricnina. A animação tem cerca de meia hora de duração, mas envolve mais de 200 personagens. “Era um sonho trabalhar com eles e pegamos um produto que, desde 2013, é uma fina flor do Porta, o Especial de Natal”, comentou. “Foi muita pauleira. Terminamos tudo em seis meses”, revelou.

O único personagem criado à semelhança do elenco foi Jesus, que desde o início foi pensado para Rafael Portugal. Os demais não trazem características dos atores para que não houvesse prejuízo na escala do elenco – compromissos dos integrantes do grupo podiam atrapalhar o andamento da produção se os personagens estivessem definidos de imediato. “A gente procurou dar chances para que o elenco interpretasse outros personagens. Eu já tinha sido Deus. No caso, a voz também contou. Imaginei que o Nabote (Estevam Nabote) poderia fazer o papel. Ele tem uma voz boa para ser Deus”, brincou Porchat.

No especial, João Vicente aparece como Barrabás, Thati Lopes faz a voz de Maria, Fábio de Luca é Lázaro, o melhor amigo do adolescente Jesus. Nathalia Cruz interpreta Madalena, Antonio Tabet faz Eliézer, Gregório Duvivier é Jacó, enquanto Evelyn Castro faz a voz de Daíde.

O elenco conta ainda com Rafael Infante como Brian e Salomão; Totoro como Bartholomeu, Soldado e Pai da Madalena; Noêmia Oliveira como Inês e Abdala; e Joel Vieira como Cabeça Pervertido, Homem de Sodoma e Dono da Vaca.  A direção geral é de Rodrigo Van der Put.

Sobre a narrativa deste ano, Fábio de Luca afirmou que o foco está na relação sincera de Jesus e Lázaro, que apoiam um ao outro. “Quem vai com 50 pedras na mão, vai encontrar o que criticar. Já quem estiver disposto a ver a animação, vai se deparar com uma história de amizade”, explicou.

Na trama, para não sofrer bullying, Jesus tem de disfarçar suas boas ações e intenções. Depois, ele acaba se transformando em um “bad boy”, com direito a uma cena inspirada em um clássico do cinema. Porchat declarou que, se fosse live action, esse momento seria muito difícil de ser produzido. A animação permitiu capricharem nas tintas, por assim dizer. Por sinal, uma inspiração deles é a animação South Park.

Crocas contou que a produção terá campanha criada pela VMLY&R tanto para o Brasil quanto para o México. No plano de mídia estão previstas peças para TV, para digital e para OOH. “Vamos ter também campanha no Spotify e ações com influenciadores”.

A respeito da reação do público ao cartaz e ao teaser lançado anteriormente, Porchat disse que houve “dois ou três gritos”, mas nada de mais preocupante. A maioria dos comentários foi positiva. Sobre o atentado sofrido em 2019 - quando foram lançados coquetéis molotov contra a empresa, em ataque contra o especial de Natal - , ele falou que nada foi resolvido. Há ainda quatro foragidos e uma pessoa está presa na Rússia, aguardando julgamento. Porchat lembrou que, na ocasião, o então ministro da Justiça, Sérgio Moro, não fez qualquer pronunciamento a respeito, nem o governo federal. “É uma barbárie. Aconteceu um crime que poderia ter matado alguém. Foi um ataque terrorista e o assunto não interessou ao ministro”.

Porchat comentou que o Porta sempre faz sketches falando sobre religiões e até sobre ateísmo. Os outros especiais de Natal da produtora estão no YouTube, sem causar maiores polêmicas. De acordo com ele, as reações extremadas são mais de quem gosta de aparecer.

Leia anterior aqui.

Veja o trailer do novo especial abaixo.

Ficha Técnica
Criação: Fábio Porchat
Direção Geral: Rodrigo Van der Put
Diretores: Pavão e Thiago Martins
Redação Final: Fábio Porchat
Roteiro: Fábio Porchat, Gabriel Esteves e Jhonatan Marques
Realização: Cazé Pecini
Produção: Porta dos Fundos/ Christian Rôças (Crocas) e Fernanda Chasim, Vis/ Thereza Gonzalez e Federico Cuervo, Estricnina Cartoons e Copa Studio.
Trilha Sonora: Pseudônimo e Fernando Cañedo
Distribuição: Paramount +
Elenco:
Fábio Porchat - Herodes e Jaqueu | João Vicente – Barrabás | Rafael Portugal – Jesus | Fábio de Luca – Lázaro | Estevam Nabote – Deus | Thati Lopes – Maria | Antonio Tabet – Eliézer | Gregório Duvivier – Jacó | Evelyn Castro – Daíde | Rafael Infante - Brian e Salomão | Nathalia Cruz – Madalena | Totoro - Bartholomeu, Soldado e Pai da Madalena | Noêmia Oliveira - Inês e Abdala | Joel Vieira - Cabeça Pervertido, Homem de Sodoma e Dono da Vaca | João Pimenta – Tomé

Te Prego Na Saída

/