Inserções personalizadas

Globo viabiliza publicidade segmentada nos canais lineares

14.01.22

Solução comum, até então, apenas nos ambientes digitais, a publicidade segmentada por target, também no conteúdo linear, é a novidade que a Globo apresenta ao mercado.

A entrega, multidevice e cross-channel, poderá acontecer nos canais ao vivo distribuídos pelo Globoplay – via simulcasting –, família G (G1, Gshow e GE.globo) e pelos perfis da Globo no Youtube.

A solução permitirá às marcas oferecer publicidade personalizada – ou seja, cada pessoa assiste a um comercial diferente de acordo com o seu perfil.

A solução reforça a integração entre o broadcast e broadband, possibilitando, desta forma, desenvolver estratégias que atinjam o consumidor em canais lineares, propriedades digitais e streaming, na tela grande ou pequena, seja por meio de conteúdo on demand ou da grade da TV.

Segundo o estudo ‘Vídeo por streaming: Comportamento do consumidor no Brasil’, da KPMG, 86% dos respondentes possuem pelo menos um serviço de vídeo por streaming e 71%, mais de um. Além disso, 51% assistem aos conteúdos por streaming em aparelhos televisores. A previsão é de que, nos próximos meses, o parque de smart TVs com DTVPlaymiddleware que faz a integração entre a TV conectada e o streaming – seja ampliado, favorecendo a comunicação direcionada a um nicho.

Este produto tangibiliza a transformação digital da Globo em uma empresa mediatech. Neste caso, usando sua capacidade de dados e tecnologia a serviço do mercado de publicidade. Nossa visão de futuro é ter entregas cada vez mais assertivas, à medida que essas fronteiras entre os ambientes linear e digital estão se dissolvendo”, comenta Manzar Feres, diretora de Negócios Integrados em Publicidade da Globo.

L’oréal e Santander participaram da fase beta do projeto, entre outubro e novembro de 2021. Para cada uma das marcas, foi formado um grupo controle e um grupo exposto – de acordo com os targets definidos pelos clientes – e listados oito atributos para análise. Para a L’oréal, que fez campanha para a fragrância La Vie est Belle, de Lancôme, o reconhecimento e entendimento da marca tiveram evolução média de sete pontos percentuais, na avaliação desses atributos. O aproveitamento em associação de imagem foi de 89,8%. E houve evolução para 90% em conexão positiva, zerando as percepções negativas. Mesmo 24h depois da veiculação para o grupo exposto, havia 80% de lembrança de marca.

A campanha Seguros Santander teve uma evolução média de 10 pontos percentuais entre os dois grupos, quando analisados os oito atributos, e um aproveitamento de 88% em associação de imagem. A marca teve uma evolução de 12 pontos percentuais em sua conexão emocional positiva e reduziu pela metade as percepções negativas que existiam antes da campanha. Além disso, obteve um índice de 81% em lembrança de marca, 24 horas depois da veiculação.

Fizeram parte da fase beta o sinal ao vivo da TV Globo, na Grande SP, GNT e Viva, transmitidos via Globoplay, portais da família G e perfis Globo no Youtube.

A previsão de lançamento comercial da próxima etapa de expansão do beta é para este primeiro trimestre de 2022, com a adição do sinal das cinco emissoras da TV Globo.

Inserções personalizadas