arrow_backVoltar

Voz Preta

Revista Raça e FCB querem amplificar referências negras

18.04.22

Para marcar os 25 anos da Revista Raça e evidenciar mais referências negras para a sociedade, a publicação apresenta o projeto "#VozPreta", criado em parceria com a FCB Brasil e desenvolvido pelo FCB Studio.

A ferramenta está ancorada no Twitter e como o brasileiro usa, em média, apenas 33 caracteres, enquanto a rede social tem um limite de 280 toques por tuíte, a ideia é utilizar os espaços não ocupados para completar, automaticamente, com informações sobre uma personalidade negra.

Quando uma pessoa inicia uma mensagem, a plataforma identifica o assunto que está sendo tuitado e indica uma referência negra dentro do mesmo tema para o preenchimento dos caracteres não utilizados. O banco de dados se baseia em 25 anos de artigos publicados pela Revista Raça e pode ser atualizado. A ferramenta permite que qualquer pessoa da comunidade negra inclua e sugira novos conteúdos.

Os interessados podem acessar a ferramenta neste site. Quem baixar a extensão do Chrome, pode utilizar diretamente no Twitter.

"O racismo opera com a desvalorização das narrativas negras, histórias que permeiam a construção política, social e cultural no país, impedindo que as mesmas sejam acessadas de forma igualitária. Não é por falta de referências que isso acontece, é pela falta de espaço na opinião pública", comenta Maurício Pestana, CEO da Revista Raça.

 

Voz Preta

/