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Nota de Falecimento

Paulo de Almeida, aos 77 anos

20.04.22

O diretor de arte Paulo de Almeida morreu nesta terça-feira (19), aos 77 anos.

O criativo chegou à McCann-Erickson em 1965, como lay-outman, depois de ter trabalhado no Estúdio Nosso Lápis e na Empresa Paulista de Propaganda (EPP). Tornou-se diretor associado de criação da agência em 1970. Quatro anos depois, foi promovido e passou a responder como diretor de criação do Grupo GM e, em seguida, como vp de criação.

Em 1989, foi para Salles/Inter-Americana, de onde saiu naquele mesmo ano, rumo à Fischer, Justus Comunicações. 

Na Carillo Pastore Euro RSCG, criou uma campanha para a marca de refrigerante Sukita que passou a fazer parte da cultura popular, com o personagem que ficou conhecido como o "Tio da Sukita". Lançada em 1999, a comunicação apresentava a assinatura “Quem bebe Sukita não engole qualquer coisa”.

O primeiro comercial, "Elevador", mostrava um homem na faixa dos 40/50 anos, com suéter nas costas e com um pacote de laranjas nos braços, paquerando uma garota mais jovem, que bebia uma latinha de Sukita. Ela corta o papo do interlocutor chamando-o de "tio" e pedindo que ele aperte o número do andar dela no elevador. Também fizeram parte da campanha os filmes "Festa Barulhenta" e "Viagem" (assista aos três, abaixo).

Entre outros trabalhos de destaque criados por Almeida estão campanhas para a marca de pneus Goodyear (como por exemplo a estratégia de comunicação que lançou o "trava-línguas": "É mais do que pneu, é pneu com aço, é Pneuaço…"), Brahma nº1 e Louco por Lee.

Apesar de ser diretor de arte por formação, com o tempo, passou a se dedicar apenas a fazer comerciais. Dizia que sua inspiração era o ator e produtor Jerry Seinfeld, que considerava um "gênio" na arte de observar o cotidiano para se contar uma boa história.

O corpo de Paulo de Almeida está sendo velado nesta quarta-feira, das 9h às 14h, no cemitério do Morumbi, na capital paulista.

Nota de Falecimento

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