arrow_backVoltar

Mita Festival

O que as marcas estão preparando para a 1ª edição

02.05.22

A poucos dias de seu primeiro dia de show, o Mita Festival já está em sua fase executiva. Organizado pela Bonus Track e pela 30E (Thirty Entertainment), o evento tem dois endereços: Spark Arena, em São Paulo, nos dias 14 e 15 de maio; e Jockey Clube do Rio de Janeiro, entre 21 e 22 de maio.

É o segundo grande festival com atrações internacionais que acontece no país após o Lollapalooza Brasil 2022. E isso traz desafios para os organizadores não apenas pelo fato de ser a primeira edição do Mita – ou seja, tem o peso de ser um projeto saindo do zero. É que os locais que vão receber os shows também são espaços novos para um evento musical desse porte.

Em São Paulo, o Spark Arena, uma área nova, com mais de 107 mil m2, receberá pela primeira vez um festival. No Rio, o Jockey já contava com a experiência do Teatro XP, que estava a cargo da Bonus Track. A experiência serviu de inspiração para a realização do Mita nesse espaço. Para Luiz Guilherme Niemeyer, sócio da Bonus Track, o espaço estava sendo mal aproveitado.

Para lidar com esses desafios, temos uma equipe super experiente, que já fez o Circuito Banco do Brasil e o Hollywood Rock. Mas, por ser um festival novo, tem coisas que vamos descobrir na prática”, disse.

O festival foi anunciado no final do ano passado. Pouco depois de ser lançado, a variante Omicron gerou alerta entre os sócios. Os protocolos sanitários adotados para conter a pandemia estavam mudando, porém a variante da covid-19 assustou o mundo.

Isso chegou a fazer com que os organizadores repensassem o festival. Agora, com índices mais baixos de contágio e de mortes pelo novo coronavírus, o que levou até à suspensão da obrigatoriedade de máscaras em ambientes fechados como bares, a expectativa é ver um público bastante animado com mais uma leva de shows internacionais.

Batizado com o acrônimo de “Music Is The Answer”, o Mita nasceu com o propósito de usar a música como veículo de transformação. Para isso, além das atrações musicais (16 por final de semana), o festival terá uma área para o debate sobre a atuação da sociedade em projetos de responsabilidade social e ambiental.

Foram convidadas as instituições Gerando Falcões (que combate a pobreza em favelas) e Instituto Vida Livre (com foco na reabilitação e soltura de animais em situação de risco) para apresentarem suas propostas de ação, trabalhos desenvolvidos e resultados concretos alcançados.

As entidades se juntam ao rol de marcas que ajudam a realizar o evento. O festival tem os patrocínio do superapp Ame, Heineken e Deezer. E apoio de Jack Daniel´s, Red Bull, Lojas Marisa, seguradora digital Pier, Riotur (Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro) e Prefeitura do Rio.

Com um line-up que traz nomes como Gorillaz, Gilberto Gil, Rüfüs du Sol, Two Door Cinema Club, The Kooks, Tom Misch, Marcelo D2, Liniker, Marina Sena e Jão, o público esperado é bastante diverso. A curadoria musical é assinada pela Bonus Track e 30E, em parceria com a MangoLab, plataforma musical que também ficou responsável pela criação visual do projeto e pelas redes sociais. Ela fez ainda o vídeo-manifesto do festival, lançado em novembro (veja mais abaixo).

Na TV

Os shows no Rio terão transmissão ao vivo pelo Multishow, um dos apoiadores do festival. A Rádio Mix também transmitirá as apresentações do Jockey Clube. São ainda parceiros de mídia O Globo, Rádio SulAmérica e 89FM.

Ainda há ingressos à venda (disponíveis no Eventim). Uma parte deles, o Ingresso Social, tem valor um pouco acima da meia-entrada. Um percentual do dinheiro arrecadado com esses ingressos irá para as duas entidades convidadas pelo festival.

Confira algumas ações das marcas para o Mita.

- Ame – Clientes tiveram pré-venda exclusiva. Também foi oferecido parcelamento em até seis vezes. Quem tiver o app instalado no celular terá a entrada liberada um pouco antes da abertura geral.
- Heineken – Terá uma série de ações no evento relacionadas à sua plataforma de sustentabilidade, Green Your City. A marca fará a compensação das emissões de carbono do evento junto com os organizadores. Ela também é responsável pelo uso de um copo biodegradável, derivado de recursos renováveis como o amido de milho. A olho nu, parece de plástico. A cervejaria fará ainda uma campanha estimulando as pessoas a adotarem o transporte público e/ou compartilhado. E terá uma área com ativações no festival.
- Deezer – Pretende potencializar a conexão que tem com os músicos e as bandas, conta Niemeyer. Assina um palco do evento. A empresa está escolhendo dois novos artistas para abrirem o palco no dia do show do Gorillaz (dia 15 em São Paulo e dia 21 no Rio). O projeto se chama Deezer Next e vai mostrar o próximo talento a bombar na cena musical. Os nomes ainda serão anunciados. A plataforma de streaming também prepara uma música exclusiva com dois artistas da nova geração que será executiva em seu serviço. Terá uma área para ativações.
- Jack Daniel’s – É a primeira que estão entrando “de forma mais revelante” no festival, diz Niemeyer. Terá drinques em todos os bares do evento, focando na linha de flavours. A marca terá ativações na pista e na área vip.
- Red Bull – Terá um carro de som com DJ em uma área no evento. Também responde por um local para descanso do público.
- Marisa – É a primeira vez da marca em um grande festival. Ela será responsável pela ação “ChegaMais que eu te ajudo”, com uma equipe que dará suporte às pessoas tirando dúvidas do público, como espaços dentro do festival e horário dos shows, entre outras questões. O time vai refletir o respeito à diversidade e inclusão, com representantes de diferentes grupos, replicando o conceito #ChegaMais. Marisa terá um espaço no festival para ativações.
- Pier – Os clientes da seguradora - que vai ter um estande no festival - podem ganhar um ingresso sem custo ao adquirirem uma entrada. A promoção é válida para até três ingressos por CPF. A empresa criou também uma ação que permite a quem comprar ingresso a contratação de um mês grátis de seguro para smartphones. O benefício está sujeito a critérios estabelecidos pela Pier. Mais informações sobre essa promoção estão aqui.

Mita Festival

/