arrow_backVoltar

Sustentabilidade

Cubo Itaú lança hub para startups voltadas ao ESG

07.06.22

O Cubo Itaú, iniciativa de fomento ao empreendedorismo tecnológico do Itaú Unibanco e da Redpoint eventures, anuncia o lançamento de um hub voltado a soluções ESG (environmental, social and corporate governance).

De acordo com a empresa, o Cubo ESG focará em "inovação e desenvolvimento tecnológico para redução e remoção de carbono". O Brasil conta com 1.270 startups ESG, segundo levantamento da Pipe. Labo. O hub pretende alavancar as empresas existentes e fomentar novas gerações de empreendedores nesse setor.

Até o fim de 2022, a meta do hub é triplicar o número de startups do setor em sua comunidade.

O primeiro hub do Cubo ESG é o Net Zero, que tem a missão de resolver os desafios da descarbonização em setores como agropecuária, construção civil, petróleo & gás e siderurgia.

A proposta é aproximar os empreendedores de grandes corporações que assumiram compromissos de redução de emissões, em especial, clientes do Itaú.

Recentemente, o Itaú aderiu ao Net Zero Banking Alliance, acordo mundial liderado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para mobilizar recursos para emissões líquidas zero de gases de efeito estufa. O objetivo do banco é reduzir as emissões financiadas em 50% até 2030 e se tornar carbono neutro até 2050.

 

Sustentabilidade

/