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Google For Brasil

Big tech movimentou R$ 104,5 bi em 2021

14.06.22

Entre novos projetos e aportes ligados à diversidade, à sustentabilidade e ao empreendedorismo e ao emprego, o Google Brasil lançou para o mercado o Relatório de Impacto Econômico, que mostra quanto as plataformas da empresa – como AdSense e YouTubemovimentaram no país no ano passado: R$ 104,5 bilhões. Um dos números que compõem esse documento é o da receita que desenvolvedores de aplicativos obtiveram por meio do Play Store: R$ 1,3 bilhão.

O montante total gerado pelas plataformas foi apresentado durante o Google For Brasil, evento que divulga novos projetos da companhia e que voltou a ser realizado pela big tech, depois de ter sido suspenso em 2020 e 2021 devido à pandemia. No encontro com o mercado, que ocorreu nesta terça-feira, 14, foram divulgadas iniciativas como um mapa com cozinhas solidárias que ajudam pessoas em situação de vulnerabilidade social e uma mostra digital que homenageia o cantor Gilberto Gil, com mais de 41 mil imagens e 900 vídeos, no Google Arts & Culture (leia detalhes sobre esses projetos mais abaixo).

O Relatório de Impacto Econômico vinha sendo produzido internamente há três anos. Para 2021, a companhia decidiu contratar uma consultoria de estratégia econômica, a AlphaBeta, para conduzir esse trabalho, como faz em outros países, como Austrália e Japão. O estudo se baseou em informações públicas sobre os mercados em que o Google atua e dados como o ROI gerado aos anunciantes ao rodar campanhas publicitárias nas plataformas da companhia e receita compartilhada com publishers, desenvolvedores e criadores. “No ano passado, o Google ajudou na retomada, gerando mais oportunidades para negócios no Brasil”, afirmou Fabio Coelho, presidente do Google Brasil, que apresentou alguns dos números do documento.

De acordo com o relatório, em 2021 o Google promoveu 375 milhões de conexões diretas entre empresas e consumidores no Brasil, o que inclui ligações, mensagens, reservas e rotas. No site g.co/impactoeconomico, a big tech divulga histórias de negócios impulsionados com a ajuda do Google.

Um desses casos é o do marketplace da Americanas, que, em dois anos, passou de 40 mil vendedores ativos para 132 mil, número alcançado em 2021, por meio de campanhas que utilizaram inteligência artificial (IA).

Confira mais anúncios feitos no Google For Brasil, evento que chegou a sua quarta edição:

- Gilberto Gil - O cantor, que completa 80 anos no próximo dia 26, foi homenageado com a maior coleção do Google Arts feita para um artista ainda em vida. Batizada de “O Ritmo de Gil”, a mostra cobre todas as manifestações do cantor, compositor, ex-ministro e, mais recentemente, Imortal da Academia Brasileira de Letras. Disponível em português, inglês e espanhol, a retrospectiva, feita em parceria com o Instituto Gilberto Gil, cobre também momentos especiais, como cenas da infância do músico, que ele creditou como o conteúdo que o toca de maneira única, por trazer retratos de familiares e amigos e da meninice. As 41 mil imagens que fazem parte da coleção foram distribuídas em 140 seções. Entre as gravações histórias, há material inédito. Redescoberto em 2020, um álbum de 1982, gravado em Nova York, foi localizado por um pesquisador e foi anexado a essa espécie de museu da obra de Gil. O “disco perdido”, na verdade, era uma fita cassete, que foi digitalizada. Entre as faixas, está a canção “You Need Love”, um dos trabalhos inéditos. Outro destaque da mostra, que levou quatro anos para ficar pronta, está “Todos a bordo: a viagem cultural de Gilberto Gil”, que traz, em oito momentos, lugares para onde o cantor levou sua arte. Ao som de “Expresso 2222”, é possível fazer um passeio ilustrado com desenhos da artista plástica baiana Raiana Britto, feitos especialmente para a retrospectiva. No Google For Brasil, Gil contou que toda futura obra que criar estará na plataforma. “Mesmo que tenha destinos tecnológicos diferentes, tudo o que fizer subirá para essa coleção. No museu, mais camadas podem se sobrepor”, disse.

- Novo Centro de Engenharia – A big tech está expandindo sua atuação no Brasil com a inauguração de um novo Centro de Engenharia, mas este estará instalado em São Paulo. A sede será localizada no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), no IPT Open Experience, e deve entrar em operação no fim de 2024. Em 2006, o Google passou a ter um Centro de Engenharia em Belo Horizonte, que se expandiu a ponto de desenvolver soluções para o mundo inteiro. “O Brasil é reconhecido mundialmente como um celeiro de bons engenheiros e de inovação”, afirmou Eduardo Tejada, diretor-sênior de engenharia da companhia. O novo escritório terá sete mil metros quadrados e capacidade para até 400 pessoas. Inicialmente, o centro vai abrigar uma frente de trabalho focada em soluções para promover a segurança das pessoas no ambiente digital.

- Google Cloud com novo escritório em São Paulo – Com direito a endereço próprio na capital paulista, o Google Cloud destacou investimentos em infraestrutura técnica de R$ 1,6 bilhão feitos no Brasil desde 2017. Parte desse dinheiro foi destinada aos cabos submarinos Júnior (do Rio de Janeiro a São Paulo), Tannat (Santos a Maldonado, no Uruguai) e Monet (de Boca Raton, na Flórida, a Santos, passando por Fortaleza). Um novo cabo fará parte desse ciclo a partir de 2023, o Firmina (homenagem à primeira romancista do Brasil), por meio de um investimento do Google dedicado à América Latina que vai chegar, no total, a US$ 1,2 bilhão. Também a partir de 2023, o Google Cloud terá um novo escritório na avenida Juscelino Kubitschek.

- Combate à fome – Em parceria com a ONG Ação da Cidadania, o Google lançou um recurso na busca e no Google Maps para a localização de cozinhas solidárias em atividade no Brasil. A proposta é criar uma rede solidária para combater o problema da fome vivido atualmente no país. Hoje, são mais de 33 milhões de pessoas sem ter o que comer. Quem pesquisar por cozinhas solidárias terá acesso aos bancos de alimentos e serviços com esse fim, que estão sendo mapeados e verificados pela ONG. A Ação da Cidadania já cadastrou mais de mil pontos em todas as regiões do país. “Esperamos que o novo recurso faça a diferença conectando redes de alimentação solidária com quem quer doar alimento ou ajudar quem precisa de um prato de comida”, declarou Ivan Patriota, gerente de parcerias do Google Maps para América Latina. O projeto tem apoio do Programa Mundial de Alimentos (WFP), da ONU, no Brasil.

- Sustentabilidade – Por meio do Google.org, braço filantrópico da companhia, o Google fará uma doação de R$ 2,4 milhões para a The Nature Conservancy. Esse valor será dividido em duas frentes: R$ 1,2 milhão em recursos financeiros para pesquisa e desenvolvimento de soluções para proteção da biodiversidade na Amazônia e para o combate às mudanças climáticas. A outra metade será oferecida como crédito de anúncios para campanhas da instituição. Outra novidade é a disponibilidade de um painel sobre “mudanças climáticas” – ou expressões como “aquecimento global” - que vai aparecer no topo dos resultados quando esses termos forem pesquisados. Já o Google for Startups abriu inscrições para um programa de aceleração para 10 startups dedicadas à área que já estejam em estágio avançado. A duração é de três meses. As inscrições vão até 31 de julho.

- Eleições – As novidades são Eleições na Busca 2022, relatório inédito (digital e impresso) com dados do Google Trends sobre as buscas relacionadas a temas como economia, segurança e saúde nos últimos anos; central no Google Trends, que irá ao ar em 16 de agosto, com dados em tempo real sobre os candidatos, os partidos e as maiores tendências do ciclo eleitoral; e dados e inteligência para o primeiro debate presidencial deste ano, na Band, no início de agosto. Outro anúncio se refere ao apoio do Google.org a seis ONGs que contribuem para a ascensão e estruturação política de grupos com baixa representatividade nos cargos eletivos. Foram destinados R$ 1,5 milhão que irão para as seguintes iniciativas: #VoteLGBT, Instituto Marielle Franco, Instituto Update, Instituto Alziras, Instituto Vita Alere e Safernet.

- Relatório de Transparência de Publicidade Política – O documento passará a incluir informações sobre anunciantes e campanhas feitos no Brasil nos próximos dias. O site terá informações sobre qualquer anúncio nas plataformas do Google que mencione candidatos a cargos federais, partidos políticos e governantes eleitos, mesmo que não haja pedido explícito de voto.

- Apoio ao jornalismo – Entre as novidades do Google News Initiative (GNI) está o Startup Labs (programa de aceleração de startups jornalísticas), que irá selecionar até 16 veículos de notícias. As inscrições abriram nesta terça e s estendem até 17 de julho (mais detalhes em gnistartupslab.com.br). Outro anúncio é do Laboratório de Sustentabilidade do GNI, que irá treinar até 20 veículos e criadores que trabalham na cobertura de questões ambientais e divulgação científica. Com duração de 12 meses, também foi lançado o Local Lab, programa de capacitação e mentoria para até 100 pequenas e médias organizações jornalísticas que queiram aprimorar suas operações no meio digital. As inscrições estão abertas até 26 de junho em goo.gle/LocalLab.

- Formação de pessoas negras em tecnologia – Em parceria com o Instituto Vamo que Vamo, o Google for Startups criou um programa que oferece ajuda de custo para pessoas negras interessadas em iniciar carreira em desenvolvimento de software. A meta é apoiar, ao longo de 12 meses, a formação de 200 desenvolvedores negros de baixa renda na Trybe, escola de tecnologia. Além das habilidades técnicas de programação, os selecionados terão apoio psicológico e preparação específica para processos seletivos.

- Mulheres empreendedoras – O Google.org irá fazer mais uma doação no Brasil. Serão destinados R$ 10 milhões para o Instituto Rede Mulher Empreendedora (Irme), que oferece programas de treinamento e capacitação e que já preparou mais de 250 mil mulheres para aprimorarem seus negócios ou para lançarem seus projetos.

- Chegada ao Brasil da tecnologia Duplex – O país está recebendo o Duplex, uma tecnologia de IA que usa a conversação natural para realizar tarefas. Por aqui, estão sendo testadas três funções: o recurso de fazer chamadas para atualizar informações sobre estabelecimentos (como horário de funcionamento) na busca e no Mapas; a automatização de tarefas para pessoas na internet, como compra de ingressos de cinema; e para a consulta de locais de votação junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Duplex para realizar ligações já é adotado em 11 países. O Duplex na Web, tecnologia para compra de ingressos e consultas de locais para votar, está atualmente disponível nos EUA e no Reino Unido.

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