Cannes Lions 2022

Lions for Sports foi a categoria + "brasileira" do festival (com GP)

21.06.22

Se houve uma categoria "brasileira" em Cannes, certamente é Entertainment Lions for Sports. A área foi aquela em que o país, percentualmente, foi mais participativo, com 14,9% do total de trabalhos inscritos - 83 de 558.

O país saiu do festival com seis troféus (leia aqui), incluindo dois dos três Ouros entregue na edição - para o game "Los Santos +3°C", da VMLY&R para Greenpeace, que transformou a cidade fictícia de Los Santos do GTA em um lugar afetado pelas mudanças climáticas, e para "Stuck in the 80´s", ação da Soko para Guaraná Antarctica que retrata os atrasos do futebol feminino em relação ao masculino na questão da premiações - jogadoras da seleção em Tóquio, por exemplo, posaram para fotos com equipamentos dos anos 1980, como forma de mostrar que os valores são defasados, dos anos 1980.

Também foram distribuídas 1 Prata, para "The Foamy Haircut", da Africa para Brahma, e 3 Bronzes, com "Unbreakable Courts", da Africa para Budweiser, "The Pirate Match", da Mirum para DirectvGo, e "The Uniform that Never Existed", da TracyLocke para Centauro.

A categoria, que celebra a criatividade para potencializar a relação entre marcas e pessoas através da cultura dos torcedores e a força do esporte e do e-sports, teve outro componente brasileiro: o presidente de júri Marcel Marcondes, CMO global da AB Inbev. Na coletiva, ele falou sobre marcas que erroneamente usam o esporte para endereçar questões ambientais e sociais de maneira oportunista. "Você não pode ver isso como um "must". Algumas marcas levantam questões fake apenas para tentar conectar seu case com com essas questões. Muitas execuções tentando pegar carona em uma conversa. Tem que ser autêntico", afirmou o executivo.

"O trabalho brasileiro foi muito bem representado. Desenvolvemos esse tipo de ideias há alguns anos no Brasil pois somos conectados emocionalmente com esportes. São peças que se tornam plataforma de comunicação poderosa, com no caso do seu time falando com você. Pessoas dos outros países enxergam essa paixão que temos, inclusive no júri isso foi perceptível", reforçou Beto Rogoski, executive creative director da VMLY&R.

O Grand Prix foi para a solução "NikeSync", da R/GA de Londres para a Nike. Trata-se de um programa de treino NikeSync dentro da Nike Training Club, com corrida orientada de acordo com o ciclo menstrual das mulheres. "É um case pra sempre, duradouro. É um insight sobre a necessidade das mulheres terem um tipo de treinamento diferente do dos homens. O case foi crescendo durante o júri até concluírmos que merecia Grand Prix", explicou Rogoski.

Veja abaixo os dois cases do país premiados com Ouro e também uma entrevista de Marcondes para o Clubeonline, em vídeo, que fala mais sobre a participação brasileira e sobre o GP.

A cobertura do Cannes Lions 2022 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Asteroide, Canja Audio Culture, Côrtes e Companhia, Fantástica, Google Brasil, MugShot Produtora de Som, Publicis Brasil, Wunderman Thompson e Smiles.

Leia todas sobre Cannes aqui.

Cannes Lions 2022