Cannes Lions 2022

Creative Business Transformation: desperdício vira tecido

22.06.22

O case Pinatex, da L&C de Nova York para Dole Sunshine Company e Ananas Anam, foi o vencedor do Grand Prix de Creative Business Transformation no Cannes Lions 2022, após decisão unânime do júri, que concedeu apenas 9 Leões - 1 Grand Prix, 1 Ouro, 3 Pratas e 4 Bronzes.

O case consistiu em uma solução para o desperdício na produção de abacaxis, já que dois terços do produto são descartados. A iniciativa transformou esses dejetos em um tipo de tecido, o Pinatex, que movimenta milhões de dólares na economia atualmente. “Ele mostra o poder catalítico de criatividade. A agência conseguiu juntar uma startup que fazia esse trabalho com uma empresa de grande porte, criando impacto positivo do fazendeiro de abacaxi até o consumidor final”, diz Laura Chiavone, head of agency da Meta.

Discutimos muito a questão do craft da transformação, em como essas empresas premiadas cuidaram de cada ponto de contato e em como vai aparecer lá fora. O critério do júri foi em pensar a mensagem que o prêmio passaria em cada parte do nome da categoria, creative, business e transformation", completa.

Laura diz que todos os cases foram intensamente discutidos e mereceram o prêmio. Foram apenas 9 trabalhos premiados. Em especial, chamou atenção o Ouro para “The Prevention Grid”, ação da Deloitte Digital para a Southern California Edison, com uso de tecnologias emergentes como inteligência artificial (AI), predictive analytics e drones de monitoramento - o sistema foi uma solução para o problema de incêndios de grande porte causados por postes de energia que pegam fogo. Esse aparato conseguia monitorar e identificar aqueles que estavam propensos a se incendiar - com isso, se reduziu muito a incidência do problema.

A cobertura do Cannes Lions 2022 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Asteroide, Canja Audio Culture, Côrtes e Companhia, Fantástica, Google Brasil, MugShot Produtora de Som, Publicis Brasil, Wunderman Thompson e Smiles.

Leia todas sobre Cannes aqui.

Cannes Lions 2022