Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Folha de S.Paulo aponta principais fake news
Às vésperas das eleições nacionais para presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual, o jornal Folha de S.Paulo destaca e desmascara as principais fake news que estão sendo espalhadas entre os eleitores brasileiros, principalmente via WhatsApp.
Segundo a matéria, assinada pelas jornalistas Patrícia Campos Mello, Paula Soprana e Renata Galf, se em 2018 as notícias falsas tratavam mais sobre questões morais, agora o principal alvo é o sistema eleitoral. Tudo indica que o material "fake" pretende minar a confiança nas urnas, nas pesquisas e no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
O texto cita um mapeamento da Palver, empresa de tecnologia que monitora mais de 15 mil grupos públicos de WhatsApp, que detectou que "as mensagens desinformativas que mais viralizaram questionam de algum modo as urnas ou as autoridades eleitorais".
Um dos conteúdos falsos de maior circulação, segundo a reportagem, dizia que "as urnas já estavam sendo abertas e fraudadas em um sindicato ligado ao PT, em Itapeva"
Leia aqui, na íntegra, a matéria "Fake news sobre urnas, pesquisas e TSE dominam eleição de 2022", publicada pela Folha de S.Paulo.