arrow_backVoltar

Carnaval 2023

Marcas presentes com força, de norte a sul. Espie

16.02.23

O ano não começa depois do Carnaval, como algumas pessoas ainda costumam brincar. A maior festa popular do Brasil é o destino de investimentos robustos de diversas marcas. E, desta vez, no chamado “Carnaval da retomada”, há um intenso desfile de empresas patrocinando blocos e camarotes da folia.

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projeta que o período deve movimentar mais de R$ 8 bilhões em receita no país. O montante é 27% maior do que o totalizado no ano passado. Em 2023, com a pandemia mais controlada, a população está indo às ruas, o que deve gerar, além de vendas, muito conteúdo.

Entre as atrações e camarotes estão o Galo da Madrugada, do Recife, que sai no sábado 18, com patrocínios de Bradesco, Brahma, Esportes da Sorte, Jeep, Pitú e Vivo; o Camarote Expresso 2222, no Farol da Barra, em Salvador (que vai celebrar os 50 anos do álbum “Expresso 2222”, de Gilberto Gil), com programação que vai desta sexta-feira, 17, até a terça-feira, 21, e patrocínios de Elo, Estrella Galicia e iFood; e o Camarote Brahma Nº1, uma produção da agência Banco (Holding Clube), que fica na Marquês de Sapucaí, no Rio, há 33 anos, e vai acontecer nos dias 19, 20 e 25 (com os patrocínios de Ambev, Beleza na Web, Diageo, Eudora, Freixenet Brasil e Grupo Arezzo). Há ainda os blocos de São Paulo e os de artistas como Anitta, Iza e Ludmilla, sem falar das escolas de samba que fazem a festa na Sapucaí e no Sambódromo no Anhembi, na capital paulista.

Confira abaixo patrocínios de algumas marcas a blocos, camarotes e desfiles, mostrando como as empresas estão apoiando quem faz o Carnaval acontecer.

- Amstel – é parceira oficial de oito camarotes na Sapucaí: Nosso Camarote, Camarote Rio, Folia Tropical, Portela, Lounge Carioca, Camisa 10, Favela e Rio Praia. Nos espaços patrocinados, Amstel será a cerveja oficial, contando ainda com Amstel Ultra disponível para experimentação. Em alguns deles, o público terá com "pontos instagramáveis". Também pertencentes ao Grupo Heineken, o refrigerante Fys se une à Amstel no Nosso Camarote como tônica oficial, enquanto Blue Moon e Eisenbahn serão as cervejas oficiais dos camarotes Soma e Rio Exxperience, respectivamente. No Carnaval de São Paulo, a cerveja apoia alguns blocos que já saíram às ruas, como Casa Comigo (no dia 11) e Acadêmicos do Baixo Augusta e Confraria do Pasmado (ambos no dia 12), além do CarnaUOL. A Amstel está também nos blocos Tarado Ni Você (que sai no sábado 18), Unidos do Swing (na segunda 20) e Pagu (na terça 21). Entre as iniciativas feitas para a capital paulista estão o CarnaCapela, ativação itinerante por meio da qual os foliões poderão se “casar” e ficar juntos até que a quarta-feira de cinzas. E no alto dos trios elétricos, haverá o Mic Amstel,  microfones “fantasiados” de Amstel. Os blocos parceiros também terão o Brilho na Lata, ou seja, aproveitando o formato clássico da lata Amstel, serão distribuídas minilatinhas Amstel e brindes contendo saquinhos de glitter biodegradável nas cores prata, dourado e vermelho. Outra brincadeira, valendo para SP e Rio, é o Amstelfone, que estará nas ruas por onde os blocos vão desfilar. Basta atender o telefone criado para a ação, ouvir a mensagem e ganhar uma Amstel gelada. O Amstelfone toca de forma aleatória e sem prévio aviso. A ação, em mídia OOH, é cocriação com o HNK Lab.

- Basf – a Sociedade Rosas de Ouro levará ao Sambódromo do Anhembi, nesta sexta, 17, o samba-enredo Kindala - Que amanhã não seja só um ontem com um novo nome”. A escola de samba conta com o patrocínio da Basf para organizar seu desfile. A oportunidade da parceria surgiu em 2022, quando a empresa selecionou, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Projeto Kindala, inscrito no Banco de Incentivados da Prosas (BIP), plataforma cuja tecnologia conecta patrocinadores e projetos de impacto social. O enredo da Rosas de Ouro é centrado na força e conquistas do povo negro na história, desde seus ancestrais escravizados até os dias atuais. O patrocínio beneficia a comunidade inserida no dia a dia da escola de samba e a produção do Carnaval (costureiras, cenógrafos e marceneiros).

- Bradesco – o banco patrocina o Galo da Madrugada, o Nosso Camarote Bradesco (na Sapucaí, no Rio) e o Bradesco Pier, junto com blocos e trios, em Salvador. No Galo da Madrugada, haverá exposição de marca em todo percurso dos trios, blocos, café da manhã e camarote oficial, além de blimps e demais aplicações da logomarca. Um vídeo de 60” será exibido nas TVs do camarote oficial. Na Sapucaí, além do naming, haverá distribuição de copos com a marca do banco durantes os 6 dias de atração. Na capital baiana, o Bradesco terá presença também nas ativações de rua, nos abadás, blimps, batekos e leds nos trios de Bell Marques, Léo Santana, Durval Lelys, Claudia Leitte e Xanddy Harmonia. Brindes serão distribuídos aos foliões dos blocos patrocinados e no camarote Bradesco Pier. A primeira atração com apoio do banco, na Barra, é o Bloco da Quinta, com Bell Marques, nesta quinta, 16.

- Brahma – a marca vai liderar festas em todo o país (leia aqui). Brahma chega como a cerveja oficial dos carnavais de rua de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Florianópolis e Recife. Também é patrocinadora dos Camarotes Brahma Nº1 (Sapucaí), Bar Brahma (Anhembi) e Camarote Brahma (Salvador). A cerveja vai estar presente ainda nos principais blocos de Belo Horizonte e no Galo da Madrugada. No Camarote Nº1, uma das convidadas especiais é Gisele Bündchen, que estará no espaço no domingo 19, abertura dos desfiles das escolas do grupo especial. O convite foi feito pela Brahma para a modelo, que esteve no Carnaval de Salvador em 2002 e no do Rio em 2011, quando chegou a desfilar. Para chamá-la para a festa, a marca contou com a ajuda de reforços: Zeca Pagodinho e Yasmin Brunet tentaram convencer Gisele a desembarcar na capital fluminense. Xand Avião a convidou para curtir o Carnaval em Recife. Claudia Leitte, para festejar a folia de Salvador. Wanessa Camargo, para os blocos da capital paulista.

- Devassa – patrocina o bloco Fissura, em Salvador, que se torna o Foliassa Devassa, nesta quinta, 16, a partir das 19h30. Carlinhos Brown dará as boas-vindas à cantora Iza em sua estreia no Circuito Barra - Ondina, ao lado dos artistas convidados Marcia Short, Russo Passapusso, Jeff Moraes e Nêssa. Para garantir um abadá do trio Foliassa, os consumidores participaram de uma ação “cadastre e ganhe”. Com isso, a marca – que faz parte do Grupo Heineken – garantirá o acesso gratuito ao evento para três mil pessoas.

- Elo – a empresa patrocina o camarote Expresso 2222, lendário espaço de shows, encontros e criatividade ligado a Gilberto Gil e realizado em Salvador. Ele chega a sua 23ª edição e homenageia os 50 anos de lançamento do álbum “Expresso 2222”. Para a Elo, a oportunidade de patrocinar o camarote tem um sentido especial, já que em 2023 a companhia quer se aproximar mais da cultura brasileira.  Além de patrocinar o palco principal, a empresa distribuirá brindes aos participantes, terá uma credencial personalizada e estará presente nos abadás.

- Estrella Galicia – bebida do portfólio da Solar Coca-Cola, a Estrella Galicia estará também no Camarote Expresso 2222, que tem como uma de suas atrações a cantora e ministra da Cultura Margareth Menezes. Além de ser a cerveja oficial, a marca oferecerá 50 mil copos sustentáveis, área para tatuagens e ambiente para fotos. A Solar Coca-Cola está apoiando o plano de sustentabilidade do Expresso 2222, tanto na coleta quanto na destinação do material. Todo resíduo sólido produzido pelo camarote será triado, e os recicláveis serão comprados pela Solar, por meio do projeto Recicla Solar.

- Grupo Boticário – a companhia irá levar para as ruas as marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?, Beleza na Web, Vult e Australian Gold, com estratégias alinhadas aos objetivos de cada unidade de negócio, mas envolvendo as agendas prioritárias do grupo, para garantir que o período de festa também permita abordar os temas de diversidade e inclusão (D&I), tecnologia e inovação. A companhia patrocina espaços acessíveis em blocos na região Sudeste (leia aqui). A principal marca do conglomerado, O Boticário, estará presente em eventos em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco e Bahia. As ativações acontecem, principalmente, em blocos de rua com trios elétricos exclusivos da marca, com o conceito #AmorPeloCarnaval e com as Paradas da Folia, espaços que oferecem serviço de make express, experimentação de produtos e câmera 360, para produção de conteúdo. Entre os eventos, destaque para os blocos Então Brilha, em Belo Horizonte, que sai no sábado 18; Galo da Madrugada; Bloco do Patusco, em Olinda, no domingo 19, e Timbalada, que sai no sábado 18, no circuito Barra / Ondina, em Salvador. Os patrocínios de Eudora começaram com o Baile da Vogue, na semana passada. Ela também estará no Camarote Brahma Nº1 junto com o marketplace do grupo (Beleza na Web), com iniciativas como um salão de beleza exclusivo das marcas no meeting point e no Camarote. Vult volta para a avenida em parceria com a Acadêmicos do Salgueiro. Após colaborar com projeto de capacitação para maquiadores e manicures, por meio do seu pilar de ascensão periférica (220Vults), a marca retorna à Sapucaí com a escola que tem como enredo "Delírios de um paraíso vermelho". Com a campanha #OrgulhoDaMinhaBeleza, Vult se encarregará da beleza da rainha Viviane Araújo e apresenta ao público sua embaixadora do Carnaval, a atriz e ex -globeleza Nayara Justino. Em relação a ativações pelo país, serão mais de 20 presenciais dessas marcas e mais Quem Disse, Berenice? e Australian Gold. Com essas ações, a companhia prevê impactar mais de 11 milhões de pessoas.

- Havaianas – é patrocinadora do bloco Fervo da Lud, da cantora Ludmilla, no Rio de Janeiro e em Salvador. A artista foi anunciada recentemente como embaixadora da marca no Brasil (leia aqui). A empresa dará brindes, descontos exclusivos para os foliões e mídia OOH. Criado em 2018, o Fervo da Lud bateu recorde de público no Rio de Janeiro ao atrair 1 milhão de pessoas em 2020. O bloco desfila na capital baiana nesta quinta, 16, e no Rio de Janeiro na terça, 21.

- Itaipava – a empresa abriu o calendário de Carnaval no dia 12, com o Olinda Beer e 12 horas de festa. No mesmo dia, a marca estava no bloco da cantora Lexa, em São Paulo, que patrocinou. Em Salvador, patrocina o Camarote Villa, um dos espaços de festa do circuito Barra - Ondina e que terá, entre os dias 17 a 21, atrações como Léo Santana, Simone,  Gusttavo Lima e Dennis DJ. Itaipava terá bares em três pontos no evento. Ela também vai promover um game, por meio do qual os convidados poderão ganhar prêmios como óculos com abridor da Chilli Beans (leia aqui), doleiras e chinelos. Outro evento apoiado pela companhia é o Carnavalito, na Itaipava Arena Fonte Nova, nos dias 18 e 20. O espaço montado no estádio terá uma "área instagramável" e um escorregador que leva às iniciais da marca. A cerveja estará ainda em São José do Rio Preto (SP), no Oba Festival, nos dias 18 a 21, e em festas em cidades como Juiz de Fora (MG), Sorocaba (SP), Olímpia (SP) e Ubá (MG). A empresa desenvolveu uma série de ações para este Carnaval, caso das latas comemorativas, e parceria com a Chilli Beans.

- Jeep – para comemorar a marca de 40 mil unidades produzidas do Jeep Commander, desde seu lançamento, a Jeep volta a patrocinar o Galo da Madrugada, pela terceira vez consecutiva. Um Jeep Commander ganhará um visual especial criado pelo artista pernambucano Pedro Melo. O modelo personalizado estará disponível para selfies no camarote Pulo do Galo. A marca Jeep estará espalhada por todo o desfile, como ocorreu nos últimos carnavais.

- Rexona – a marca está junto com Anitta no bloco da cantora em Salvador (dia 17) e no Rio (25) sob a hashtag #EuNãoVouEmbora. Rexona convidou o influenciador Raphael Vicente e seu grupo, Dance Maré, para criar uma coreografia exclusiva para o hitAi Papai”. A marca vai cobrir tudo nas redes sociais: desde o fervo em cima do trio até o uso de Sprayadores de desodorante e distribuição de kits entre os foliões. As ações e o conceito #EuNãoVouEmbora foram idealizados pela F.biz.

- TikTok – TikTok decidiu participar da festa em Salvador, este ano, com um trio elétrico no circuito Barra – Ondina, nesta sexta, 17. Ele será comandado pelo Timbalada, que terá convidados como Luísa Sonza, Majur, Gaby Amarantos, Os Quebradeiras, do hit "Pagodão do Birimbola", além de Mc Menor HR, Mc Menor SG e Dj Escobar, donos do hitEvoque Prata”. Quem for curtir a festa de casa, poderá acompanhar a folia pelo aplicativo. A marca convidou alguns de seus criadores para compartilhar com a comunidade e seus seguidores todas as atividades, shows, atrações e diversão que vão ocorrer em Salvador. Entre eles estão ivanvbaron, pkllipe, renatasantti, thallysson e loreimprota.

- TIM – a operadora está presente na Marquês de Sapucaí, no Recife e no circuito Barra - Ondina com sua rede 5G. Ela reforçou sua infraestrutura nesses locais com mais antenas 5G e 4G, além de estruturas móveis, para manter milhares de pessoas conectadas ao mesmo tempo. A marca está patrocinando camarotes e blocos e terá estratégia de comunicação nas mídias sociais, desenvolvida pela BETC Havas, amparada por um squad de influenciadores. No Rio, a empresa fechou parceria com a Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro) e instalou 11 antenas 5G em toda extensão do sambódromo e seu entorno. Em Salvador, a escolha foi pelo Nosso Camarote, onde terá exposição da marca, carregadores de celular e ativação com os convidados, para estimular a hashtag #CarnaTIM5G. Ainda na capital baiana, destaque para o patrocínio do Bloco Vumbora, criado em 2014 por Bell Marques. Já no Recife, a operadora instalou 67 novas antenas – sendo 17 delas com rede 5G – nos principais pontos de concentração do Carnaval. Além do palco principal do Marco Zero, haverá reforço das redes 4G e 5G na Praça do Arsenal, Cais da Alfândega, Pátio de São Pedro, Rua da Moeda, Várzea e no circuito do Galo da Madrugada. A TIM é uma das patrocinadoras oficiais do Carnaval 2023 do Recife. Um dos investimentos da empresa na folia é o bloco CarnaTIM, que vai desfilar nos dias 17, 19 e 21. A marca estará espalhada por toda a cidade e a companhia apoia ainda o Camarote Seu Boteco, um dos mais tradicionais da folia recifense, localizado no Recife Antigo.

Carnaval 2023

/