arrow_backVoltar

Black History Month

Como Nike, Apple e outras marcas estão celebrando

22.02.23

O então presidente norte-americano Gerald Ford decretou, em 1976, que fevereiro seria um mês destinado para a apreciação anual da história e cultura negra, celebrando as conquistas dos líderes pretos.

O AdAge destaca como algumas empresas - como Nike, Apple e Spotify - estão estão escolhendo homenagear o Black History Month em 2023.

Spotify

O Spotify lançou o Frequency Zine (aqui e aqui), uma série nas redes sociais com foco em artistas que incorporam o futuro da música negra. A série destaca seis artistas pretos em listas de reprodução específicas de gênero, incluindo Indie, Dance/Electronic, Rock e Pop. Os primeiros artistas a serem apresentados no Frequency Zine incluíram Austin Millz, Bree Runway, Chiiild, Connie Constance, Foggieraw e Kelela.

Os ouvintes do Spotify também estão recebendo recomendações de audiolivros como “The 1619 Project,” desenvolvido por Nikole Hannah-Jones, “Son of Elsewhere” de Elamin Abdelmahmoud, “We Over Me” de Devale Ellis e Khadeen Ellis e “Finding Me” de Viola Davis.

A plataforma apresenta ainda conversas de alguns dos principais criadores de podcast negros do Spotify, incluindo “The Unbothered Network” de Jemele Hill, “We Said What We Said with Rickey and Denzel” de Rickey Thompson e Denzel Dion, e “Higher Learning” com Van Lathan e Rachel Lindsay.

Apple

A coleção Black Unity da Apple apresenta uma edição especial do Apple Watch Black Unity Sport Loop. A empresa também está lançando um papel de parede inspirado no processo criativo do mosaico, com formas verdes, vermelhas, pretas e amarelas dispostas de forma abstrata em homenagem à bandeira pan-africana.

A App Store destacará aplicativos como Dot's Home, um jogo premiado projetado para educar os usuários sobre disparidades habitacionais, e aplicativos de bem-estar financeiro, como apWay, Goalsetter e Altro, que estão forjando soluções para as disparidades nas comunidades negras.

Apple Music e Apple Books mostrarão artistas negros conectando leitores e ouvintes à arte de formadores de opinião negros que tiveram um efeito cascata na cultura popular. Por fim, o Apple News combinará reportagens sobre a experiência negra na América do Norte com análises e comentários de jornalistas.

Google

O Google Assistant começou a responder a "OK Google, Happy Black History Month" com uma montagem de imagens históricas acompanhadas de áudio explicativo dos arquivos do Google Arts & Culture.

No ano passado, o Google trabalhou com três organizações sem fins lucrativos – Aperture, For Freedoms e Free The Work – para lançar o Image Equity Fellowship, programa que concedeu a 20 artistas acesso ilimitado a financiamento, suporte de mentoria e oficinas educativas para impulsionar seu desenvolvimento profissional. Um ano depois, o Google Arts & Culture está lançando um site para homenagear 20 pioneiros negros, incluindo o historiador americano Dr. Carter Woodson e o engenheiro Jerry Lawson.

Em 23 de fevereiro, a US Black Chambers Inc. e a Grow with Google sediarão a terceira edição do National Black-Owned Business Summit, com workshops centrados em comércio eletrônico e habilidades gerais de gerenciamento de negócios.

Nike

Kevin Durant, jogador de basquete do Phoenix Suns, está se unindo à Nike neste Black History Month para promover o bem-estar na comunidade negra. Junto com ele estão o três vezes esgrimista olímpico Daryl Homer, a jogadora profissional de hóquei Saroya Tiker, a atleta olímpica de atletismo Anna Cockrell e o rapper Watts Stix. Esses cinco atletas trabalharão ao lado da marca de roupas esportivas para investir e apoiar organizações que lutam contra as desigualdades sistêmicas dentro e fora do esporte.

Leia a matéria do AdAge na íntegra, aqui.

Black History Month

/