Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Campanha usa marketing imobiliário para apoiar pessoas sem moradia
O número de pessoas sem moradia em Lisboa aumentou 25% e para ajudar na solução desta questão, a ONG Comunidade Vida e Paz e a agência Lola Normajean lançam a campanha "The Homeless Condo".
Ao imitar o marketing imobiliário de luxo, a comunicação reformula a crise da falta de moradia como um irônico novo empreendimento, ao mesmo tempo em que incentiva os contribuintes a doarem 0,5% do seu imposto de renda para a causa.
O sistema tributário português permite que os cidadãos redirecionem 0,5% de seus impostos anuais para uma organização sem fins lucrativos de sua escolha. Mas com 4,7 mil instituições de caridade, muitos optam por causas mais visíveis. A Comunidade Vida e Paz, dedicada a apoiar pessoas em situação de rua, teve que encontrar uma maneira para se destacar.
A comunicação chamou a atenção ao fazer a pergunta: "E se a vida nas ruas fosse a mais nova tendência de moradia?" Utilizando as ferramentas do marketing imobiliário – apartamentos decorados, fotos de imóveis, placas fake de "Vende-se" em casas desalojadas e anúncios em portal imobiliário português, a campanha apresentou a situação de rua como o mais recente "estilo de vida exclusivo".
Panfletos promocionais impressos nos paralelepípedos de Lisboa transformaram a própria cidade em mídia. Um contrato de promessa de imposto selou o acordo: os cidadãos poderiam doar seus 0,5% diretamente para a Comunidade Vida e Paz.
O projeto satírico forçou os cidadãos a confrontar suas próprias suposições sobre a situação de rua, destacando que a população de rua de hoje é cada vez mais composta por famílias, crianças e jovens trabalhadores, e não pelos estereótipos que frequentemente dominam a percepção pública.
Os resultados incluíram € 1,9 milhão em mídia espontânea, aumento de 66% nas doações de impostos, 50% a mais de doadores e 19% da população de rua de Lisboa apoiada diretamente.
Na ficha técnica estão os brasileiros Leandro Alvarez (CCO) e Rodney Gontijo (diretor de arte).
Ficha Técnica:
Advertising Agency: LOLA Normajean
Production Company: The End Films
CCO: Leandro Alvarez
ACD: Nuno Peixoto
Art Director: Rodney Gontijo
Copywriter: Nuno Trindade
Strategy: Matilde Silva Gomes
Account Management: Vanessa Henriques / António Quinta
Tv Producer: Sandra Augusto
Clube de Criação 50 Anos