arrow_backVoltar

Marcas + Valiosas do Mundo 2025

Espie o ranking da Kantar (ChatGPT estreia na lista, em 60º lugar)

15.05.25

Pelo quarto ano consecutivo, a Apple lidera o ranking das marcas mais valiosas do mundo, com um valor de marca de US$ 1,3 trilhão, um aumento de 28% em relação ao ano anterior, segundo a edição de 20 anos do BrandZ Global, da empresa global de dados e insights de marketing Kantar.

Única marca a ultrapassar o valor de um trilhão de dólares, a Apple representa mais de 12% do valor total do ranking, que chegou a US$ 10,7 trilhões em 2025, um incremento de 29% em comparação ao ano anterior. Desde 2006, mais de US$ 9,3 trilhões foram adicionados ao Top 100 Global.

Este ano aparecem pela primeira vez na lista as marcas ChatGPT, em 60º lugar, avaliada em US$ 43,5 bilhõesStripe, plataforma de serviços financeiros (na 85ª posição, US$ 26,127 bilhões) e Chipotle, rede de restaurantes (86ª, US$ 26,125 bilhões).

Além da Apple, outras marcas de tecnologia estão entre as cinco primeiras colocadas: Google (US$ 944 bilhões, crescimento de 25%), Microsoft (US$ 884 bilhões, +24%), Amazon (US$ 866 bilhões, +50%) e Nvidia (US$ 509 bilhões, +152%).

As marcas chinesas duplicaram o seu valor ao longo dos últimos 20 anos, representando 6% do valor total deste ano. Marcas europeias representam atualmente 7% do total, em 2006, elas tinham uma participação de 26%. As marcas dos EUA compreendem 82% do valor total do Top 100 Global, em comparação com 63% em 2006.

O varejo voltou a crescer pós-pandemia: o valor total das marcas do setor registrou incremento de 48%. Já os valores das marcas em categorias de consumo como vestuário (0%), alimentos e bebidas (-1%) e cuidados pessoais (-5%) permaneceram estáveis ou diminuíram, embora marcas como Uniqlo, Coca-Cola e Dove estejam crescendo.

Com as gerações mais jovens se concentrando mais na saúde e bem-estar, a categoria de bebidas alcoólicas registrou queda de 11%. O setor de luxo, um dos poucos setores que cresceram durante os anos de pandemia, caiu 2% em 2025. Na avaliação da Kantar, isso se deve, em parte, por conta de uma "menor procura na China, onde o questionamento sobre as exibições de riqueza e extravagância mudou a preferência dos consumidores para experiências em vez de símbolos de status".

Confira abaixo as 10 Marcas Globais Mais Valiosas Kantar BrandZ 2025:

Classificação 2025 Marca Valor da Marca 2025 (US$) Variação Anual (%)

1 Apple 1,29 trilhão 28%

2 Google 944,1 bilhões 25%

3 Microsoft 884,8 bilhões 24%

4 Amazon 866,1 bilhões 50%

5 NVIDIA 509,4 bilhões 152%

6 Facebook 300,6 bilhões 80%

7 Instagram 228,9 bilhões 101%

8 McDonald’s 221 bilhões 0%

9 Oracle 215,3 bilhões 48%

10 Visa 213,3 bilhões 13%

Para baixar o relatório completo do Kantar BrandZ Global 2025, clique aqui.

Clube de Criação 50 Anos

Marcas + Valiosas do Mundo 2025

/