Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Criação da DM9 denuncia ciclo letal de garimpo ilegal
Com o intuito de denunciar os efeitos letais da mineração ilegal sobre o povo Yanomami, a DM9 apresenta a campanha "Death Gold", em parceria com a Urihi Associação Yanomami.
Em barras de ouro ilegais apreendidas pela polícia foram gravadas 50 certidões de óbito reais, de indígenas mortos por contaminação, violência ou negligência.
A proposta foi transformar cada peça de ouro em um "monumento à tragédia silenciosa que ocorre na Amazônia brasileira".
As barras foram fotografadas e transformadas em material para mídia out of home, veiculado em países que lideram a importação de ouro ilegal brasileiro, a fim de confrontar o público com a responsabilidade compartilhada.
Assista ao videocase que apresenta a iniciativa, abaixo.
A comunicação tem o objetivo de chamar a atenção para o absurdo ciclo mortal alimentado pela demanda global por ouro, muitas vezes sem rastreabilidade.
O Brasil é atualmente o 10º maior produtor de ouro do mundo e 71% dessa produção é ilegal, extraída principalmente de terras Yanomami. Como consequência, 10% da população Yanomami já foi dizimada.
Em 2023, a DM9 e a Urihi Associação Yanomami lançaram a campanha "The Cost of Gold" (leia e veja aqui), que também alertava a sociedade para a crise humanitária do povo indígena devido ao garimpo ilegal do ouro.
Ficha Técnica:
CAMPANHA: Death Gold
Cliente: Urihi Associação Yanomami
CEO: Pipo Calazans
COO: Thomas Tagliaferro
CCO: Icaro Doria
VP CREATIVE: Laura Esteves
EXECUTIVE CREATIVE DIRECTOR: Nina Lucato, Guzera
CREATIVE DIRECTOR: Guilherme Racz, Lucas Casão, Diego Reis, Bruno Anibal, Caio Zucchi, Filipe Rosado, Felipe Revite, Pedro Rosadas, Vinicius Curi
CRIAÇÃO: Caio Cassimiro, Thayna Neves, Ana Carolina Pedro, Mariana Juliani, Zim Hernandez, Vinicius Dias, Gabo Moraes
DESIGN DIRECTOR: Cleber Pereira
CSO: Sthepanie Campbell
VP DE MÍDIA: Renata Valio
VP DE CONTEÚDO E INOVAÇÃO: Cleber Paradela
DIRETORA DE CONTEÚDO E INOVAÇÃO: Gabriela Campagnucci
PRODUÇÃO CRIATIVA: Anna Ferraz, Isabela Ximenes, Luiza Lang, Jess Thomaz, Thiago Campos, Sthefany Nascimento
PROJETOS ESPECIAIS: Maressa Aucelli, Lindsay Oliveira
PRODUÇÃO GRÁFICA: Produceria
DIRETOR: KVPA
DOP: KVPA, Felipe Correa
FOTÓGRAFO STILL: Gil Inoue
TRATAMENTO: Ricardo Moreira e Rodrigo Gonçalves
MONTADOR: Dudu Doria, Agatha Guimarães, Rui Barbosa
COLORISTA: Junior Xis
PRODUTORA DE ÁUDIO: Pingado
PRODUTOR DE ÁUDIO: Will Bone
Confira também as redes sociais do Clube: Instagram, Facebook, X, LinkedIn, TikTok e YouTube (TV Clube de Criação).
Clube de Criação 50 Anos