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Itaú lança campanha com Silveira, nova estrela das redes
O mais novo fenômeno de popularidade nas redes, Silveira, um vira-lata nomeado pró-reitor de assuntos caninos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), é a estrela de uma campanha do Itaú na mídia social, criada pela Africa Creative. O cachorro, que tem cerca de dez anos e vive no campus da instituição, virou trending topic no final de semana e, desde então, seus fãs só fazem crescer.
O ritmo é intenso. No Instagram, seu perfil saiu de aproximadamente 21 mil seguidores no domingo 18 para mais de 100 mil nesta quinta-feira, 22.
A fama crescente e o alto potencial de engajamento de Silveira chamaram atenção da mídia. Africa e Itaú foram atrás do mascote da UFSM. O acordo foi fechado com os responsáveis pelo cão, um projeto interno chamado Zelo, que educa e conscientiza a comunidade a respeito do problema do abandono de cães e gatos dentro e fora da universidade. Silveira foi um desses animais. Ele era filhote quando foi encontrado no campus. Com o tempo, conquistou o coração de estudantes, funcionários e professores e foi parar no Instagram.
O Itaú diz no post: “Ir de cachorro mais querido da universidade para mais querido do Brasil? Feito”. Veiculada no Instagram, no X e no TikTok, a campanha destaca a experiência digital proporcionada pelo banco.
A ação usa fotos e um vídeo do acervo de Silveira, mas com novas mensagens. Um dos textos afirma “Pensando em como eu deixava os gastos me controlarem antes do Controle de Gasto do Itaú”.
O cachê foi destinado integralmente ao projeto Zelo, que existe desde 2014 e hoje abriga cerca de 80 cães e gatos, entre animais que foram abandonados ou que nasceram no campus. Todos eles são castrados e encaminhados para adoção.
"Silveira é, hoje, um dos personagens mais queridos do Brasil — um fenômeno nas redes, com reflexões e pensamentos que arrancam muitos sorrisos. Por isso, decidimos entrar nessa conversa, nos aproximar da cultura e nos divertir junto com ele. E por que não fazer isso falando das soluções que o Itaú oferece de forma simples, acessível e que contribuem com o bem-estar financeiro de tanta gente? Pra gente, é uma alegria associar nossa marca ao Silveira — e melhor ainda saber que todo o cachê da ação foi destinado ao projeto Zelo", declarou Thaiza Akemi, superintendente de comunicação e conteúdo do Itaú Unibanco.
iFood entra na conversa
Entre os comentários dos fãs de Silveira – cuja origem do nome é desconhecida – está um do iFood. A empresa escreveu “Silveira tá merecendo uma entrega de petshop, sim ou claro?”. O Itaú respondeu: “Ele merece tudo! A doação já tá nos Cofrinhos do Sil, agora só falta o petisco chegando via iFood”.
Zé Gotinha também aderiu
Outra ação que recorreu à fama de Silveira é do Ministério da Saúde. O foco da campanha é o Zé Gotinha e a vacinação contra gripe. A legenda do post reconhece a popularidade do pró-reitor canino. “Se o cachorro mais querido do Brasil falou, tá falado”.
Pró-reitor empossado
Embora os alunos da UFSM tenham criado o cargo que Silveira ostenta em seu perfil no Instagram (administrado por estudantes), a função dele era mera brincadeira. Apelidado de Podrão por dormir demais, em especial no sofá da biblioteca central, ele circula há muito tempo por salas de aula e outros ambientes da universidade. Acompanha eventos, festas e formaturas. Ou seja, já era um símbolo da universidade.
Nesta semana, o reitor da UFSM, Luciano Schuch, assinou um documento oficializando Silveira como pró-reitor de assuntos caninos.
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