arrow_backVoltar

Festival de Cinema de Cannes

Brasileiros vencem como Melhor Ator e Diretor

26.05.25

Os brasileiros Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho foram premiados no 78º Festival de Cinema de Cannes. Moura ganhou como Melhor Ator e Mendonça Filho foi considerado o Melhor Diretor, ambos pelo filme “O Agente Secreto”.

O longa-metragem disputou a "Palma de Ouro", mas o prêmio foi para "Un Simple Accident", do cineasta iraniano Jafar Panahi.

A estreia nacional de "O Agente Secreto" está prevista para o segundo semestre de 2025 no Brasil, segundo a BBC. O filme de Kleber Mendonça Filho foi ovacionado em sua estreia mundial no Festival de Cannes, recebido com uma salva de aplausos de 13 minutos (leia anterior sobre o assunto aqui).

Ambientado nos anos 1970, "O Agente Secreto" narra a história de Marcelo, um professor universitário (Wagner Moura), que volta para o Recife para reencontrar o filho caçula, apesar do risco que corre durante a ditadura militar.

O longa é uma coprodução entre Brasil (CinemaScópio), França (MK Productions), Holanda (Lemming) e Alemanha (One Two Films), com distribuição da Vitrine Filmes no Brasil.

Durante o Festival de Cinema de Cannes, "O Agente Secreto" também levou o prêmio Fipresci (Federação Internacional de Imprensa Cinematográfica) - premiação que não faz parte da lista oficial, criada por críticos, de forma paralela. O longa também foi condecorado com o “Art et Essai”, dos exibidores independentes da França.

Além disso, o Brasil foi destaque no Festival com Marianna Brennand, que ganhou o prêmio "Women in Motion Emerging Talent", por "Manas", produzido pela Inquietude, em parceria com Globo Filmes.

O Brasil já havia sido anunciado como o País de Honra do Marché du Filmleia aqui. A proposta é celebrar uma nação diferente a cada ano e reconhecer suas contribuições para a indústria cinematográfica global.

Siga o Clube nas redes sociais: InstagramFacebookXLinkedInTikTok YouTube (TV Clube de Criação).

Clube de Criação 50 Anos

Festival de Cinema de Cannes

/