Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
John Hegarty: papel da criatividade sempre será central
John Hegarty, um dos mais premiados profissionais da publicidade mundial, lembrou, no painel "Adapt or Die: Why Giants Can’t Dance", que aconteceu nesta segunda-feira, 16, no Auditório Claude Debussy, o papel central da criatividade na indústria publicitária e como a inteligência artificial deve ser encarada apenas como uma ferramenta e precisa ser utilizada para “colaborar” com os projetos.
“A criatividade precisa de diferença, não de uniformidade. IA é sobre reconfiguração, não originalidade. A ferramenta não pode sonhar”, destacou Hegarty, ressaltando que quem depende exclusivamente da IA está “fadado a se desviar para o genérico”. Ele admitiu que a "IA democratizou as oportunidades", mas acrescentou que "a criatividade é a única coisa que ainda resta para competir".
O cofundador da Bartle Bogle Hegarty, que atualmente responde como diretor de criação da The Business of Creativity (também cofundada por ele), pontuou que marcas de sucesso não foram construídas com base em “algoritmos ou demandas de acionistas”, mas a partir de uma "visão". "Se sua marca não tem um sistema de crenças, ela não tem futuro".
Hegarty também sublinhou que as empresas não deveriam apenas buscar crescimento, mas ter o objetivo de causar um impacto significativo. Ele lembrou que corporações muito grandes tendem a ser mais lentas e menos adaptáveis e trouxe a imagem de que “gigantes não sabem dançar”, já que estão ocupadas em processar sua própria estrutura demasiadamente complexa.
Para ele, falta ao mercado publicitário “a audácia de ser diferente”. Hegarty defendeu o retorno aos valores da “originalidade, emoção e verdade humana”, que segundo ele, é uma fórmula para trabalhos premiados, mas, mais ainda, para desenvolver marcas duradouras.
A cobertura do Cannes Lions 2025 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Boiler Hub, Grupo Dale!, Jamute, Love Pictures Company, Modernista Creative Producers, Not So Impossible, Tech & Soul e Unblock Coffee.
Siga o Clube nas redes sociais: Instagram, Facebook, X, LinkedIn, TikTok e YouTube (TV Clube de Criação).
Clube de Criação 50 Anos