arrow_backVoltar

Cannes Lions 2025

GP de Digital Craft emociona, com BR na ficha

17.06.25

"Caption with intention" leva o Grand Prix de Digital Craft no Cannes Lions 2025 e, no mesmo dia, conquista também a premiação máxima de Design (leia aqui). O trabalho, da FCB Chicago para a Academy of Motion Picture Arts & Sciences - Rakish - Chicago Hearing Society, coloca as legendas dos filmes como parte da linguagem cinematográfica, dando movimentos e formas às letras e palavras que passam a conversar com quem assiste, para além do significado escrito.

"É uma ideia tão simples que ficamos nos questionando como nunca tinha sido feita. Mas realizada com muito craft de design, deixando visível a paixão pela criatividade. Um trabalho que se apropria da importância da linguagem cinematográfica e do poder do cinema na vida das pessoas, traz acessibilidade, ecoloca a humanidade no centro da ideia", disse o presidente do júri, Naoki Tanaka, Chief Creative Officer Global da Dentsu Lab. O que talvez o júri nem saiba é que esse trabalho começou há seis anos, quando uma designer que é deficiente auditiva trouxe a ideia para a FCB.

O brasileiro Bruno Mazzotti, Executive Creative Director da FCB Chicago, que também estava no time, se identificou por ser CODA (Child of Death Adults) – ou filhos de adulto(s) com deficiência auditiva. No caso dele, pai e mãe. "Tem uma relação muito pessoal comigo porque tudo que consumíamos de conteúdo na minha infância, tinha que ter closed caption. Eu sei que é uma das maiores ferramentas de inclusão do mundo e vimos uma oportunidade para melhorar, trazer mais sentido e emoção para quem usa", diz.

O processo foi tão longo desde o início até a realização que Mazzotti chegou a sair da agência, mas quando voltou para a FCB se debruçou na ideia com o Associate Creative Director, Gustavo Dallegrave. "Foram dois anos de muito traballho sem parar, mas estamos começando a colher os resultados", disse Gustavo Dellagrave. Para quem deu essa entrevista na tarde em que receberia dois Grandes Prêmios no Cannes Lions, além da indicação ao Titanium–que ainda pode render Leão–, parece modéstia. Mas ele está focado para muito além dos prêmios. "'Caption with intention' é a transformação da relação dos deficientes auditivos com o cinema e ao colocarmos isso na Academy of Motion Picture Arts & Sciencesc, podemos atingir pessoas do mundo inteiro", reforça.

A ideia é tão grandiosa que eles já estão em negociação com grandes estúdio para globalizar a ideia.

Na categoria Digital Craft o Brasil teve apenas 2 Bronzes (leia aqui), com 48 inscrições e 11 shortlists (veja aqui).

por Rita Durigan

A cobertura do Cannes Lions 2025 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Boiler Hub, Grupo Dale!, Jamute, Love Pictures Company, Modernista Creative Producers, Not So Impossible, Tech & Soul e Unblock Coffee.

Siga o Clube nas redes sociais:
InstagramFacebookXLinkedInTikTok YouTube (TV Clube de Criação).

Clube de Criação 50 Anos

Cannes Lions 2025

/