arrow_backVoltar

Cannes Lions 2025

GP de Creative Effectiveness reconhece legado de Shot on iPhone

19.06.25

A categoria Creative Effectiveness, que reconhece os resultados e efetividade de campanhas premiadas no ano anterior nas outras categorias, apontou como Grand Prix o case “Shot on iPhone”, da TBWA Media Arts Lab, de Los Angeles - celebrando os dez anos da ação - e seus resultados no período.

A campanha, apontada pelo case como a mais duradoura e efetiva da história da Apple, tem números como os mais de 14 bilhões de visualizações, 265 milhões de engajamento no Instagram da Apple, aumento na percepção de marca, e na consideração de compra e a subida de 5 pontos percentuais em market share. Como parte do case, são elencadas diversas execuções do “Shot on iPhone” no período e parcerias com ícones da cultura jovem, como Selena Gomez, The Weeknd e Olivia Rodrigo - hoje, 88% dos jovens americanos usam iPhone.

“Shot on iPhone”, que convida os jovens à produção de conteúdo com seus celulares da marca, foi lançada em 2015 com a campanha “World Gallery”, que tinha foco em OOH, já mostrando fotos reais de usuários. A campanha se tornou um movimento que chegou aos filmes, com grandes diretores se unindo à marca e usando celular para filmar, como Kathryn Bigelow, Damien Chazelle, Lulu Wang e Jason Reitman. Em 2017, a Apple passou a ter um perfil no Instagram inteiramente dedicado ao #ShootoniPhone.

O juri presidido por Andrea Diquez, CEO global da Gut, entregou duas Pratas ao Brasil na categoria, com cases de Samsung e Mercado Livre. Foram 6 cases finalistas representando o país na disputa dos Leões.

Abaixo, uma das campanhas de "Shot on iPhone":

A cobertura do Cannes Lions 2025 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Boiler Hub, Grupo Dale!, Jamute, Love Pictures Company, Modernista Creative Producers, Not So Impossible, Tech & Soul e Unblock Coffee.

Siga o Clube nas redes sociais:
InstagramFacebookXLinkedInTikTok YouTube (TV Clube de Criação).

Clube de Criação 50 Anos

Cannes Lions 2025

/