arrow_backVoltar

Cannes Lions 2025

DM9 se posiciona sobre case Consul

24.06.25

A organização do Cannes Lions informou, na semana passada, que a campanha "Efficient way to pay", criada pela DM9 para Consul, que ganhou GP em Creative Data, bronze em Creative Commerce, estava "sob investigação".

Um vídeo, de fonte anônima, distribuído na internet, alega que o case sobre o Programa Consumo Eficiente de Energia inscrito no Cannes Lions inclui distorções e alterações de determinados aspectos da campanha.

A Consul também se manifestou semana passada (leia aqui).

Agora, a DM9 informa que se mobilizou para "apurar os fatos com transparência e responsabilidade".

A agência admite falhas na produção e envio do videocase e pede desculpas.

Confira abaixo o posicionamento, na íntegra:

"Na semana passada, diante de questionamentos em meio ao Cannes Lions 2025, acionamos imediatamente nosso time de criativos e nos mobilizamos para apurar os fatos com transparência e responsabilidade. Constatamos que houve uma série de falhas na produção e no envio do videocase que acompanha um dos nossos cases premiados no festival. Por essa situação, queremos deixar, desde já, registrado o nosso pedido de desculpas.

Tão logo concluímos a apuração, priorizamos o diálogo transparente com nossos colaboradores e clientes – em especial a Consul, marca pela qual temos profundo respeito, e que não teve qualquer relação com as falhas –, além dos demais envolvidos. Icaro Doria, como Copresidente e CCO, assume total responsabilidade pelo fato.

Estamos tomando as medidas necessárias e proporcionais, entre elas o aprimoramento das nossas rotinas, o reforço da segurança nos processos da agência e o fortalecimento das diretrizes do nosso Código de Conduta, documento que orienta comportamentos em diversas frentes e expressa nosso compromisso com os mais elevados padrões éticos.

Além disso, vamos instituir um Comitê de Ética em Inteligência Artificial, com a participação de membros externos e independentes de diferentes segmentos, para estabelecer diretrizes, promover debates e fomentar o uso responsável dessa tecnologia. Queremos ampliar ainda mais as discussões com todos os agentes do setor, contribuindo para que o uso da IA esteja sempre alinhado aos princípios da verdade, do respeito e dos direitos de imagem.

Para nós, este episódio reforça não apenas a importância de aprofundar a discussão sobre a aplicação de novas tecnologias, como o uso de IA na indústria publicitária, mas, sobretudo, reafirma nossa convicção de que o sucesso não é apenas resultado de talento e criatividade, mas também é reflexo da forma como trabalhamos e interagimos, com um sólido compromisso com a ética e a integridade. Valores inegociáveis para mim e para centenas de pessoas da DM9.

Pipo Calazans
Copresidente DM9"

Siga o Clube nas redes sociais: InstagramFacebookXLinkedInTikTok YouTube (TV Clube de Criação).

Clube de Criação 50 Anos

Cannes Lions 2025

/