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Ambev e Africa pedem desculpas por frase em case
A Ambev pediu desculpas nesta quinta-feira (26) em decorrência de uma frase em um videocase da Budweiser inscrito no Cannes Lions — de uma campanha que ganhou o Grand Prix de Audio & Radio Lions e outros cinco Leões - que informava não ter sido necessário o pagamento de direitos autorais pelas músicas utilizadas na comunicação.
A campanha "One Second Ads", criada pela Africa Creative, reproduzia trechos de músicas em um segundo e desafiava os ouvintes a identificá-las.
O esforço tinha foco no TikTok e foi realizado apenas no Brasil, em dezembro do ano passado. Os participantes que acertavam recebiam cupons de cerveja via mensagens diretas. A ideia era mostrar que os super fãs conseguiam saber qual era a música, mesmo com pouquíssimo tempo de escuta, e destacar a conexão dessas pessoas com as canções - território da marca de cerveja, que há anos patrocina festivais e eventos musicais globalmente.
Depois que um dos videocases de "One Second Ads" (inscrito na categoria Media, no Cannes Lions) circulou pelas redes sociais com frase destacando que a Budweiser não precisou pagar nenhuma taxa de direitos autorais pelos clipes de um segundo, internautas criticaram a marca. No entanto, a frase não aparece no videocase inscrito em Audio & Radio e nem na campanha em si.
Procurada pelo Clubeonline, a Ambev enviou o seguinte posicionamento:
"Temos um profundo respeito pelos artistas musicais e escutamos a preocupação. Temos uma longa história de apoio e relação com artistas, festivais musicais e eventos. Sentimos muito e estamos trabalhando para resolver esse tema”.
A Africa Creative, também procurada, enviou o comunicado:
"O objetivo dessa campanha era homenagear os super fãs que reconhecem músicas de seus ídolos em apenas um segundo. Desde a sua fundação, a Africa Creative mantém uma relação profunda com o universo do entretenimento, construída ao longo de anos com apoio e investimento consistentes a artistas, festivais e projetos culturais. Pedimos desculpa e estamos trabalhando para resolver a questão."
Além do Grand Prix em Audio & Radio, “One Second Ads” conquistou um Leão de Ouro na mesma categoria, além de dois Leões de Prata (em Direct e Social & Creator) e dois Leões de Bronze (em Media e Social & Creator).
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