arrow_backVoltar

American Eagle

Campanha é acusada de 'eugenista'

30.07.25

Uma campanha publicitária da varejista de moda norte-americana American Eagle, protagonizada pela atriz Sydney Sweeney, está recebendo sérias críticas desde que foi lançada nos Estados Unidos.

O esforço exalta os "jeans incríveis" da marca. Porém, a palavra "jeans", em inglês, soa como "genes" e a campanha parece, então, exaltar a carga genética de Sydney - que é branca, loira e tem olhos azuis. Frente a essa abordagem, internautas passaram a apontar que as peças publicitárias "promovem a eugenia, o racismo e a supremacia branca".

Em um dos vídeos, onde o conceito fica mais explícito, Sweeney está diante de um outdoor que traz o texto: “Sydney Sweeney has great genes". Ela risca a palavra "genes" e a substitui por "jeans" (assista aqui).

Em outra peça, a atriz está deitada em um sofá e diz: “Genes are passed down from parents to offspring, often determining traits like hair color, personality and even eye color. My genes are blue” ("Genes são transmitidos de pais para filhos, determinando frequentemente traços como a cor do cabelo, a personalidade e até a cor dos olhos. Meus jeans/genes são azuis"). No final, o narrador completa dizendo que Sydney Sweeney tem "jeans" ou "genes" incríveis - não fica claro quais das duas palavras é usada, deixando a ambiguidade no ar.

Além da questão da eugenia, críticos apontam a "objetificação feminina" na estratégia de marketing adotada pela marca, além de indicarem que aparentemente a campanha se inspira em um comercial controverso da Calvin Klein de 1980, com a atriz Brooke Shields, que na época tinha apenas 15 anos.

Marca e atriz não se pronunciaram sobre a campanha até o momento.

Siga o Clube nas redes sociais: InstagramFacebookXLinkedInTikTok YouTube (TV Clube de Criação).

Clube de Criação 50 Anos

American Eagle

/