Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Livro de Milton Tortella traz 196 marcas criadas a partir de 1986
O artista visual e designer Milton Tortella lança o livro “Inventário Corporativo – 196 designs de marcas 1986–2023”, pela editora Laboratório de Criação.
A obra reúne uma seleção de 196 marcas desenvolvidas ao longo de quase quatro décadas de atuação profissional, com a proposta de oferecer ao leitor "uma imersão estética e conceitual no universo do design gráfico brasileiro".
O conteúdo do livro documenta desde esboços e registros de processo até versões finais de logos, revelando os bastidores da criação e as relações construídas com os clientes. O autor, que também atua como diretor de arte e diretor criativo, compartilha reflexões sobre o papel do designer como tradutor de identidades e o poder de comunicação das imagens no cenário contemporâneo.
“Refletir sobre o início da criação de uma marca nos leva ao momento da coleta do briefing. Ao longo dos anos, percebi como as marcas frequentemente representam os sonhos e aspirações de seus criadores: os clientes. Antes mesmo de serem materializadas, são descritas como parte essencial de um novo projeto, seja ele um negócio ou uma ideia. Quando estimulados por perguntas orientadoras, os clientes compartilham não apenas aspectos visuais, mas também os significados que desejam que a marca transmita, revelando histórias de vida, expectativas para o futuro e referências pessoais”, escreve o autor no capítulo “A marca é um sonho formalizado”.
O livro está disponível em diversas plataformas online (veja aqui) e pontos de venda selecionados.
Siga o Clube nas redes sociais: Instagram, Facebook, X, LinkedIn, TikTok e YouTube (TV Clube de Criação).
Clube de Criação 50 Anos