Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Adidas e Chavarria pedem desculpas por calçado
Acusados de "apropriação cultural", o designer estadunidense Willy Chavarria e a Adidas pediram desculpas por terem lançado o modelo de sandálias Oaxaca Slip-On, inspirado nos tradicionais "huaraches", calçados de couro produzidos por artesãos indígenas, no México.
Autoridades mexicanas afirmaram que não é a primeira vez que o artesanato tradicional local é copiado.
Claudia Sheinbaum, presidente do país, declarou a jornalistas que o governo estuda medidas jurídicas para apoiar as comunidades indígenas que produzem o calçado que inspirou o modelo da Adidas.
Na mesma coletiva de imprensa, Marina Núñez Bespalova, vice-ministra de Desenvolvimento Cultural do México, afirmou que a Adidas entrou em contato com autoridades de Oaxaca para discutir "restituição às pessoas que foram plagiadas".
Segundo a Associated Press, a marca respondeu às autoridades mexicanas na última sexta-feira (8), afirmando que "valoriza profundamente a riqueza cultural dos povos indígenas do México e reconhece a relevância" das críticas, além de ter solicitado uma reunião para discutir como "reparar os danos" às comunidades indígenas.
As sandálias Oaxaca Slip-On apresentam tiras finas de couro trançadas em um estilo semelhante ao dos tradicionais huaraches mexicanos. Mas, em vez de solas planas de couro, os calçados Adidas apresentam um solado esportivo mais robusto.
À BBC, Chavarria, que foi vice-presidente sênior de design da Calvin Klein até 2024 e é fundador e diretor criativo de marca que leva seu nome, lamentou não ter trabalhado com a comunidade oaxaquenha no desenvolvimento das sandálias. "A intenção sempre foi homenagear o poderoso espírito cultural e artístico de Oaxaca e suas comunidades criativas, cuja beleza e resistência me inspiraram. O nome Oaxaca não é apenas uma palavra, é cultura viva, povo e história. Isso fica aquém do respeito e da abordagem colaborativa que Oaxaca, a comunidade zapoteca de Villa Hidalgo Yalálag e seu povo merecem", disse.
Adidas afirmou à BBC que "o modelo Oaxaca Slip-on foi inspirado em um design de Oaxaca, enraizado na tradição de Villa Hidalgo Yalálag. Oferecemos um pedido público de desculpas e reafirmamos nosso compromisso de colaborar com Yalálag em um diálogo respeitoso que honre seu legado cultural".
Siga o Clube nas redes sociais: Instagram, Facebook, X, LinkedIn, TikTok e YouTube (TV Clube de Criação).
Clube de Criação 50 Anos