Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Robert Redford, aos 89 anos
O ator e cineasta Robert Redford, vencedor do Oscar, morreu na manhã de terça-feira (16) em sua casa em Utah (EUA), aos 89 anos. Segundo Cindi Berger, diretora executiva da agência de atores Rogers & Cowan PMK, ele faleceu durante o sono.
Entre seus filmes estão "Butch Cassidy" (1969), "Golpe de Mestre" (1973) - que rendeu indicação ao Oscar como ator -, "Três Dias do Condor" (1975) e "Todos os Homens do Presidente" (1976), sobre a perseguição jornalística ao presidente dos EUA Nixon na era Watergate.
Formou par romântico com atrizes como Jane Fonda em "Descalços no Parque" (1967), Barbra Streisand em "Nós Éramos" (1973) e Meryl Streep em "Entre Dois Amores" (1985).
Como diretor, ganhou um Oscar por seu primeiro trabalho, "Gente como a Gente" (1980), sobre a desintegração de uma família de classe média alta após a morte de um filho. O longa-metragem conquistou ainda outros três Oscars, incluindo o de melhor filme.
Também dirigiu longas como "A Guerra dos Feijões de Milagro" (1988), "A River Runs Through It" (1992) e "Quiz Show - A Verdade dos Bastidores" (1994), sobre um notório escândalo televisivo dos anos 1950, - este foi indicado a quatro Oscars, incluindo melhor filme e melhor diretor.
Em 1981, fundou o Sundance Institute, organização sem fins lucrativos dedicada a cultivar novas vozes cinematográficas. Assumiu um festival de cinema em dificuldades em Utah em 1984 e o renomeou em homenagem ao instituto alguns anos depois. O Festival de Cinema de Sundance, em Park City, se transformou em uma vitrine global para filmes estadunidenses produzidos fora do sistema de Hollywood, tornando-se sinônimo de vanguarda criativa.
O ator e diretor, que também era defensor de causas ambientais e sociais, recebeu um Oscar honorário em 2002, pelo conjunto da obra. Em 2014, interpretou o papel de Alexander Pierce no filme "Capitão América 2 : O Soldado Invernal". Em 2018, anunciou que o filme "O Velho e a Arma" seria seu último papel nas telas.
Nossos sentimentos aos familiares e amigos.