Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Dayana Molina e Isa Silva: criatividade e ativismo na moda
Em uma cena famosa do filme “O Diabo Veste Prada”, a diretora de uma importante revista (vivida por Meryl Streep) explica a sua recém-contratada assistente (Anne Hathaway) que a moda, além de um negócio que movimenta bilhões, é um marcador cultural que influencia corações e mentes planeta afora.
Essa característica, enquanto expressão de propósito e visão de mundo, aparece claramente no trabalho das estilistas Dayana Molina e Isa Silva – a primeira, descendente de indígenas; a segunda, uma mulher trans.
No Festival do Clube, elas vão conversar sobre processo criativo com Heitor Caetano, diretor de criação da DPZ e copresidente do Clube de Criação, e com Luz Barbosa, documentarista e diretor de cena na Produtora Associados.
Talento Raiz
Dona da marca Nalimo – liderada e produzida só por mulheres –, Dayana Molina é uma estilista comprometida com o meio-ambiente e com o empoderamento feminino. Neta e bisneta de costureiras do sertão de Pernambuco, ela nasceu e cresceu em Niterói (RJ), mas sempre teve como norte suas raízes.
Decidida a criar uma referência estética com base na cultura dos povos originários, Dayana começou a trabalhar com moda ainda adolescente, iniciando um movimento de vanguarda indígena na indústria brasileira de moda.
O foco de sua arte está não só em decolonizar a moda, mas também provocar reflexão sobre a existência e a identidade dos povos originários. Como ela mesma diz, suas referências estão mais em Pernambuco do que em Paris.
Curiosamente, um de seus trabalhos mais reconhecidos é um vestido divulgado na edição de 2022 do MET Gala, a noite de angariação de fundos para o Metropolitam Museum of Art, de Nova York, – um dos eventos mais badalados entre os ricos e famosos do jet set internacional. Na ocasião, Dayana criou um look, usado por uma modelo indígena, cheio de referências latino-americanas e exibido no canal E!.
Conquistas e mudanças
Mulher trans, negra e nordestina, Isa Silva transformou a moda em instrumento de identidade e inclusão. Já estilista de sucesso, em 2023 se assumiu como mulher trans e chegou à conclusão de que sua marca também precisava refletir essa transformação. Com o rebranding – anunciado em julho durante o desfile da coleção primavera/ verão – o nome Isaac Silva deu lugar à identidade Isa Silva, coroando assim um processo de transição pessoal e criativa.
Nascida na Bahia, Isa se formou em design e em gestão de moda, em Salvador. Mudou-se para São Paulo e buscou capacitação técnica e programas de financiamento para abrir seu próprio negócio. Em julho, a grife comemorou 10 anos no mercado e sua fundadora é hoje um dos nomes mais influentes da cena fashion do Brasil.
Referência quando o assunto é moda com propósito e impacto social, a estilista explica que o sucesso da marca está baseado em quatro pilares: propósito, rede de apoio, planejamento financeiro e presença ativa em espaços de troca. Por meio da moda, ela também promove ações de incentivo, apoio e suporte à comunidade trans.
Leia anterior aqui.
Ingressos para o Festival do Clube já estão à venda na plataforma da Sympla (aqui). Garanta o seu.
Espie aqui a programação quase completa de 2025.
Patrocínio Master (ordem alfabética): Globo; Grupo Papaki; Warner Bros. Discovery
Patrocínio (ordem alfabética): AlmapBBDO; Antfood; Barry Company; Boiler Hub; Cine; Ellah Filmes; Galeria; Halley Sound; Heineken; Ilha Crossmídia; Jamute; Lew'Lara\TBWA; Love; Not So Impossible; Monks; Mr Pink Music; Netflix; O2; OMZ; Paranoid; Piloto; Publicis Production; Sadia; Sweet Filmes; UBC - União Brasileira de Compositores; Unblock Coffee; VML Brasil
Apoio (ordem alfabética): Anonymous Content Brazil; Artmont Creative Action; Artplan; BETC Havas; Broders; Carbono Sound Lab; Casablanca Audiovisual; Corazon; Fantástica Filmes; Felicidade Collective; Grupo Box Brasil; Grupo Tigre; Human; Jungle Kid; Magma; MiamiAdSchool; Prosh; Punch Audio; Sympla; Unlimitail; UOL; Zanca Films.
Sem estas empresas, NÃO haveria Festival.
Serviço:
13º Festival do Clube de Criação - 4 e 5 de outubro - sábado e domingo - das 8h às 22h
Ingressos estão à venda na plataforma da Sympla (aqui). Garanta o seu.
Dúvidas ou desejo de se associar? clubedecriacao@clubedecriacao.com.br ou Whatsapp do Clube: 11 - 93704-2881
Endereço Memorial: Av. Mário de Andrade, 664 - Barra Funda
Acesso pelo Metrô Barra Funda
Estacionamento no local
@ClubedeCriacao no Insta
Facebook Clube de Criação
LinkedIn do Clube de Criação
#festivaldoclubedecriacao
#ClubedeCriacao50Anos