Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Literatura, gesto coletivo e expressão cultural
"A literatura, como força de expressão individual, é um gesto coletivo". É assim que a escritora, poeta e jornalista Elizandra Souza, ativista cultural há 23 anos nas periferias de São Paulo, introduz o tema do bate-papo que irá mediar com três artistas que compartilham com ela a necessidade de contribuir para transformar a sociedade por meio da cultura.
Marcado para o Auditório Criatividade no domingo, 5/10, às 14h10, o painel “A literatura como ferramenta de expressão individual e coletiva” terá as participações de Jessé Andarilho, escritor e roteirista do Instituto Marginow; Maria Vilani, poeta, escritora, ativista cultural, filósofa e pedagoga; e Thiago Peixoto poeta do Grupo Baderna e idealizador do Slam do 13.
Em comum, são artistas, que também são leitores, e carregam o encantamento das palavras para inspirar mais pessoas a adentrar a “seita” dos escritores e escritoras no Brasil, como define a própria Elizandra. “Quando escrevemos a partir da nossa vivência, memória ou dor, estamos colocando em palavras algo que não é só individual: é da comunidade que nos atravessa. Essa literatura periférica criada pelos nossos convidados traz a voz de muitas pessoas que historicamente foram silenciadas. A mensagem é esta ponte para a coletividade que compartilhamos com nossas experiências, nossas resistências e pertencimento”, afirma a artista, autora de livros como “Quem pode acalmar esse redemoinho de ser mulher preta?” e “Filha do fogo - 12 contos de amor e cura”.
Em um evento focado na criatividade, este também deverá ser um dos temas. “As máquinas podem até processar dados e imitar estilos, mas é a criatividade humana que dá sentido, afeto e propósito ao que produzimos”, contextualiza Elizandra. Para ela, a literatura e as artes periféricas mostram isso todos os dias: “Quando criamos, estamos afirmando identidade, memória e futuro. A tecnologia pode ser uma aliada, mas nunca substitui a capacidade humana de imaginar mundos novos a partir da experiência vivida. Nesse sentido, a criatividade não perde importância — pelo contrário, se torna a chave para que possamos dialogar com esses avanços sem abrir mão do que nos torna singulares”, afirma.
Conheça um pouco mais sobre os debatedores:
Maria Vilani é filósofa, poeta e articuladora cultural, é um dos grandes nomes da literatura brasileira. Cearense de nascimento e radicada no Grajaú (SP) há mais de quatro décadas, construiu uma trajetória marcada pela valorização da arte como instrumento de transformação social. Ao longo de sua carreira, publicou oito livros e participou de dez coletâneas.
Jessé Andarilho é escritor, roteirista, dramaturgo e presidente do Instituto Marginow. Ele é conhecido por sua obra literária que aborda temas sociais e urbanos, como a realidade das periferias e da juventude marginalizada. Também é reconhecido por seu engajamento na promoção da leitura e da literatura entre os jovens. Suas obras têm sido muito bem recebidas pela crítica e pelo público leitor.
Thiago Peixoto é poeta, comunicador e articulador de cultura, com 14 anos dedicados ao movimento da literatura periférica contemporânea. É diretor de comunicação do Grupo Baderna e um dos idealizadores dos coletivos Slam do 13 e Poetas Ambulantes. Publicou quatro livros de poesia, incluindo “Embrionários Versos Revolucionários” e “Passageiro da linha tênue (2015)”, vendidos de forma independente, pelas ruas, bares, praças e eventos culturais da cidade.
Leia anterior aqui.
Ingressos para o Festival do Clube já estão à venda na plataforma da Sympla (aqui). Garanta o seu.
Espie aqui a programação quase completa de 2025.
Patrocínio Master (ordem alfabética): Globo; Grupo Papaki; Warner Bros. Discovery
Patrocínio (ordem alfabética): AlmapBBDO; Antfood; Barry Company; Boiler Hub; Cine; Ellah Filmes; Galeria; Halley Sound; Heineken; Ilha Crossmídia; Jamute; Lew'Lara\TBWA; Love Pictures Company; Not So Impossible; Monks; Mr Pink Music; Netflix; O2; OMZ; Paranoid; Piloto; Publicis Production; Sadia; Sweet Filmes; UBC - União Brasileira de Compositores; Unblock Coffee; VML Brasil
Apoio (ordem alfabética): Anonymous Content Brazil; Artmont Creative Action; Artplan; BETC Havas; Broders; Carbono Sound Lab; Casablanca Audiovisual; Corazon; Fantástica Filmes; Felicidade Collective; Grupo Box Brasil; Grupo Tigre; Human; Jungle Kid; Magma; MiamiAdSchool; Prosh; Punch Audio; Sympla; Unlimitail; UOL; Zanca Films.
Sem estas empresas, NÃO haveria Festival.
Serviço:
13º Festival do Clube de Criação - 4 e 5 de outubro - sábado e domingo - das 8h às 22h
Ingressos estão à venda na plataforma da Sympla (aqui). Garanta o seu.
Dúvidas ou desejo de se associar? clubedecriacao@clubedecriacao.com.br ou Whatsapp do Clube: 11 - 93704-2881
Endereço Memorial: Av. Mário de Andrade, 664 - Barra Funda
Acesso pelo Metrô Barra Funda
Estacionamento no local
@ClubedeCriacao no Insta
Facebook Clube de Criação
LinkedIn do Clube de Criação
#festivaldoclubedecriacao
#ClubedeCriacao50Anos