arrow_backVoltar

Festival do Clube 2025

Como resistir ao negacionismo

03.10.25

Neste sábado, 4 de outubro, no Auditório Criatividade, do Memorial da América Latina, em São Paulo, será reunido um seleto time de cabeças pensantes para discutir o tema “Negacionismo histórico, científico e climático: analisando um fenômeno que não sai da pauta”. Nessa mesa, o Festival do Clube de Criação 2025 terá como mediadora Sanara Santos, cofundadora da Transmidia.co.

Para debater o assunto em profundidade, estará presente Carla Ferretti, professora de História da PUC Minas. Segundo ela, o negacionismo é um dos temas mais delicados no cenário da cultura contemporânea.

O negacionismo atinge várias áreas de conhecimento e, muito especialmente, a área científica”, afirma. “Então, a minha expectativa é de que a gente consiga, mesmo que num curto espaço de tempo, travar um diálogo consistente e construtivo sobre o tema”.

Outro nobre convidado é Mozahir Salomão Bruck, professor de comunicação da mesma PUC Minas. Ele considera louvável a iniciativa do Clube de Criação em estabelecer uma mesa para debater assunto tão fundamental aos campos da educação e da pesquisa acadêmica.

Num mundo com uma oferta tsunâmica de conteúdos, a desinformação alimenta discursos de ódio, prejudica os serviços públicos, causa danos aos mais humildes e atinge de modo grave e preocupante a democracia e a cidadania”, pontua.

Para Rayane Xipaia, criadora de conteúdo, integrante do Time Técnico Jovem – COP30, o negacionismo histórico, científico e climático segue em pauta e afeta também as comunidades originárias. “Como uma pessoa indígena, quero trazer um pouco da perspectiva desse segmento para o debate”, afirma.

Oferecer essa nossa narrativa já constitui uma forma de combater o negacionismo, porque apresentamos uma outra forma de compreender o mundo e de nos entendermos enquanto seres humanos”, pontua.

Segundo ela, parte da população desconhece os processos políticos e históricos que determinam as condições presentes do processo de desenvolvimento, com impactos indesejáveis também na esfera climática.

A questão é que os recursos naturais não são infinitos e a perspectiva indígena pode lançar luzes sobre essa busca por sustentabilidade”, explica. “Ouvir nossos saberes é uma forma de valorizar as bases de uma sociedade tão diversa e plural como a brasileira”.

A mesa, que será realizada das 13h40 às 14h30, terá também a participação de Marina Ramalho e Silva, pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Divulgação Científica (Museu da Vida), da Fiocruz.

Leia anterior sobre painéis do Festival do Clube aqui.

Espie aqui a programação quase completa do Festival do Clube 2025.

Patrocínio Master (ordem alfabética): Globo; Grupo Papaki; Warner Bros. Discovery

Patrocínio (ordem alfabética): AlmapBBDO; Antfood; Artplan; Barry Company; Boiler Hub; Cine; Galeria; Halley Sound; Heineken; Ilha Crossmídia; Jamute; Lew'Lara\TBWA; Love Pictures Company; Not So Impossible; Monks; Mr Pink Music; Netflix; O2; OMZ; Paranoid; Piloto; Publicis Production; Sadia; Sweet Filmes; The Clios; UBC - União Brasileira de Compositores; Unblock Coffee; VML Brasil

Apoio (ordem alfabética): Anonymous Content Brazil; Artmont Creative Action; BETC Havas; Broders; Carbono Sound Lab; Casablanca Audiovisual; Corazon; Estúdio Origem; Fantástica Filmes; Felicidade Collective; Grupo Box Brasil; Grupo Tigre; Human; Jungle Kid; Magma; MiamiAdSchool; Prosh; Punch Audio; Stickman Studio, Sympla; Unlimitail; UOL; Zanca Films.

Sem estas empresas, NÃO haveria Festival.

Serviço:

13º Festival do Clube de Criação - 4 e 5 de outubro - sábado e domingo - das 8h às 22h

Ingressos estão à venda na plataforma da Sympla (aqui). Garanta o seu.

Dúvidas ou desejo de se associar? clubedecriacao@clubedecriacao.com.br ou Whatsapp do Clube: 11 - 93704-2881

Endereço Memorial: Av. Mário de Andrade, 664 - Barra Funda

Acesso pelo Metrô Barra Funda

Estacionamento no local

@ClubedeCriacao no Insta

Facebook Clube de Criação 

LinkedIn do Clube de Criação

#festivaldoclubedecriacao

#ClubedeCriacao50Anos

Festival do Clube 2025

/