arrow_backVoltar

Festival do Clube 2025

Duda Porto: em busca de uma arquitetura inclusiva e equilibrada

05.10.25

Uma construção de baixo impacto ambiental, integrada aos cenários naturais e propositora de novos paradigmas de vida saudável: são estes os pilares da filosofia de ocupação de espaços de Marcelo José Porto Soares (Duda Porto), que compartilhou seus saberes na palestra “Caminhos sustentáveis para a arquitetura”, no primeiro dia de atividades do Festival do Clube de Criação 2025.

Arquiteto premiado, com 25 anos de carreira, Duda fez de sua palestra uma defesa apaixonada da atividade construtiva sustentável, baseada em associações harmônicas entre pessoas e cenários.

Entre seus destaques, a opção pelo mínimo uso possível de cimento, elemento que gera cerca de 7% das emissões globais de gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO2). Segundo ele, a tendência é de que o setor, cada vez mais, opte pelo emprego de materiais recicláveis.

Duda Porto se tornou conhecido ao tomar parte do programa "Extreme Makeover Brasil", do canal GNT, no qual realizava, em dez dias, reformas radicais nas casas dos participantes.

Notabilizou-se pelo projeto da Casa Lite, uma estrutura autossuficiente, modular e sustentável. Segundo o arquiteto, trata-se de um “palco para as relações com a natureza e com quem amamos”.

Em sua fala, Duda apresentou uma série de projetos de seu escritório, como o conjunto de habitações da cidade de Areal (RJ), área marcada pela multiplicação de vinícolas. Relatou também as iniciativas na área do Cafundó, em que prevalece a agricultura orgânica.

De acordo com o arquiteto, a cultura local é o maior ativo de seus projetos. Outro objetivo é abrir espaços para que os moradores exercitem seus hobbies. “Trabalhamos sempre para trazer a comunidade local para esse ciclo de interações”, lembrou. “São ações que valorizam igualmente os produtos dos residentes originais”, ressaltou.

Duda citou a revitalização do Edifício A Noite, também no Rio de Janeiro, e apresentou detalhes das novas estruturas que estão sendo construídas no Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná.

Em sua visão, todos esses projetos visam a constituir círculos virtuosos de interação entre pessoas, promovendo o encontro de gerações, o respeito à natureza, o reaproveitamento da água e a criação de centros locais de produção.

Apostamos na valorização do ser humano, na medida que o tornamos mais produtivo”, afirmou. “Criaremos espaços realmente vivos, que interagem com os habitantes na geração de valores positivos para as próximas gerações”.

Leia anterior aqui.

Walter Falceta

Espie a programação completa aqui.

Este ano, temos os seguintes patrocinadores e apoiadores:

Patrocínio Master (ordem alfabética): Globo; Grupo Papaki; Warner Bros. Discovery

Patrocínio (ordem alfabética): AlmapBBDO; Antfood; Artplan; Barry Company; Boiler Hub; Cine; Galeria; Halley Sound; Heineken; Ilha Crossmídia; Jamute; Lew'Lara\TBWA; Love Pictures Company; Not So Impossible; Monks; Mr Pink Music; Netflix; O2; OMZ; Paranoid; Piloto; Publicis Production; Sadia; Sweet Filmes; The Clios; UBC - União Brasileira de Compositores; Unblock Coffee; VML Brasil

Apoio (ordem alfabética): Anonymous Content Brazil; Artmont Creative Action; BETC Havas; Broders; Carbono Sound Lab; Casablanca Audiovisual; Corazon; Estúdio Origem; Fantástica Filmes; Felicidade Collective; Grupo Box Brasil; Grupo Tigre; Human; Jungle Kid; Magma; MiamiAdSchool; Prosh; Punch Audio; Stickman Studio, Sympla; Unlimitail; UOL; Zanca Films.

Sem estas empresas, NÃO haveria Festival.

Serviço:

13º Festival do Clube de Criação - 4 e 5 de outubro - sábado e domingo - das 8h às 22h

Ingressos estão à venda na plataforma da Sympla (aqui). Garanta o seu.

Dúvidas ou desejo de se associar? clubedecriacao@clubedecriacao.com.br ou Whatsapp do Clube: 11 - 93704-2881

Endereço Memorial: Av. Mário de Andrade, 664 - Barra Funda

Acesso pelo Metrô Barra Funda

Estacionamento no local

@ClubedeCriacao no Insta

Facebook Clube de Criação 

LinkedIn do Clube de Criação

#festivaldoclubedecriacao

#ClubedeCriacao50Anos

Festival do Clube 2025

/