Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Agência: Binder
A Unimed Ferj e a agência Binder apresentam campanha que usa a música como espelho emocional e a tecnologia como canal de escuta ativa.
O projeto "SOS Songs" usa inteligência artificial e análise de dados musicais para identificar usuários do Spotify que podem estar passando por momentos de sofrimento emocional, a partir de um padrão recorrente: o consumo frequente de músicas tristes e de baixa energia.
Essas pessoas são impactadas diretamente na plataforma com um spot de áudio que as convida à reflexão. Ao clicarem no banner da campanha, são levadas a um hotsite onde, com um login no Spotify, têm sua playlist analisada por um sistema inteligente, que acessa, com autorização do usuário, as características públicas das músicas mais ouvidas.
São analisados quatro parâmetros musicais (energia, dançabilidade, felicidade e tom menor - esse último associado à introspecção e melancolia). Com o auxílio da inteligência artificial, foi desenvolvida uma equação personalizada que gera o "Sinal SOS Songs", uma pontuação de 0 a 100 que revela se o padrão de escuta indica leveza, neutralidade ou um possível estado emocional mais sensível.
A experiência é simbólica, não diagnóstica. A resposta ao sinal é uma playlist "Alto Astral" personalizada, construída com os gostos do próprio usuário, mas com músicas leves, otimistas e energéticas. O site também oferece acesso direto ao CVV (188) e conteúdos educativos sobre saúde mental.
“A música é uma ferramenta poderosa de conexão emocional. Ao unirmos tecnologia, dados e empatia, queremos mostrar que é possível transformar a escuta em um gesto de cuidado”, declara Marcelo Andrade, supervisor de criação da Binder.
A campanha contou com peças para redes sociais, mídia exterior e apoio de influenciadores digitais.
Ficha Técnica:
Agência: Binder
Cliente: Unimed Ferj
Campanha: SOS Songs
Aprovação no Cliente: Herval Bezerra, Marcela Magalhães, Rebeca Caldas.
VP de Criação: Marcos Apostolo
Direção de Criação: Leandro Euzébio
Supervisor de Criação: Marcelo Andrade
Criação: Alex Bittencourt, Leandro Euzébio e Marcelo Andrade
Coordenadora de Conteúdo: Bruna Maba
Atendimento: Igor Binder, Bárbara Reis, Gabriela Lins e Flavia Casares
Mídia: Miriã Lisboa, Raquel Soares, Kamila Alves e Ana Garcia
Produção e RTV: Gabriella Cardoso e Nathália Freitas
Curadoria e Desenvolvimento: Tecla Music Agency
Produtora de Áudio: Pinguim
Agência: Binder
Anunciante: Unimed Ferj