Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
As personalidades + influentes do Brasil, segundo a Ipsos
Lázaro Ramos é a "celebridade" brasileira com mais poder de influência segundo a nova edição da pesquisa "Most Influencial Celebrities", da Ipsos.
Na segunda colocação aparece Fernanda Montenegro e, na terceira, Astrid Fontenelle. Érika Januza e Carlos Tramontina aparecem empatados em quarto lugar. Xuxa e Ivete Sangalo estão em quinto.
A lista traz as "celebridades" brasileiras com poder de provocar mudanças em comportamentos, ações ou opiniões das pessoas.
O ranking também avalia os influencers. Os que lideram as três primeiras colocações são Iberê Thenório (Manual do Mundo), Leon Martins (Coisa de Nerd) e Bruna Tavares (jornalista e empresária do setor de beleza), seguidos por Camila Pudim em quarto lugar e Camila de Lucas em quinto.
“No caso das 'celebridades', a força deles não vem só de uma plataforma ou de um único tema, mas de credibilidade e confiança construídas ao longo de carreiras sólidas e de grande exposição na mídia tradicional. Eles são percebidos como vozes de autoridade, pessoas talentosas e, por isso, suas opiniões e posicionamentos têm enorme peso para a população em geral”, comenta Luciene Santiago, gerente de creative excellence da Ipsos. "Já os influencers digitais criaram seus próprios ecossistemas em plataformas como YouTube, Instagram, TikTok, estabelecendo uma relação de confiança e proximidade com seus seguidores”, completa.
Confiança/credibilidade
Dentre nove indicadores, o quesito Confiança/credibilidade continua como o mais importante na avaliação do poder de influência das "celebridades". Nesta edição, o driver ganha mais importância entre os entrevistados e passa a conter um peso maior (de 19,5 em 2024 para 27,4 em 2025).
O segundo indicador mais importante do ranking, Sucesso, teve aumento de quase 50% na pontuação (de 12,3 em 2024 para 19 em 2025). Neste driver, Fernanda Torres, indicada ao Oscar deste ano, é um dos nomes que mais se destacam.
Beleza, que no passado ocupou as primeiras posições no peso da influência, na edição deste ano aparece em somente em sexto lugar. Conexão Jovem/Modernidade, Carisma, Bom exemplo, Engajamento em causas sociais/ambientais, Hábitos Saudáveis e Diversidade são os outros indicadores avaliados.
Pela primeira vez, o levantamento inclui a avaliação de influencers criadas por inteligência artificial: Lu, do Magalu, e Marisa Maiô.
Geração Z
A Ipsos também apresenta um ranking com os nomes de mais influentes na opinião da Geração Z, aqueles nascidos entre 1997 e 2012.
Larissa Manoela lidera a lista, seguida por Érika Januza (2º lugar), Xuxa (3º) e Lázaro Ramos (4º). A dupla sertaneja Jorge e Mateus aparece na quinta posição.
Os influencers digitais mais influentes para os mais jovens também são Iberê Thenório, Leon Martins e Bruna Tavares nas três primeiras colocações. Já o quarto lugar traz Valen Bandeira (atriz, produtora de conteúdo digital e atual apresentadora do "Beija Sapo") e, em quinto, Tata Estanieck (empresária e criadora de conteúdo).
“Temos perfis diferentes, mas com algo em comum: são pessoas com engajamentos em causas sociais e ambientais, que ressoam muito com essa geração. Eles se tornam ícones porque representam as aspirações e valores dos jovens, conectando-se com seus seguidores por meio de criatividade, autenticidade e uma firme convicção em fazer a diferença no mundo”, avalia Luciene.
A Ipsos realizou estudo online quantitativo, com 2,5 mil entrevistas em todo território nacional, com amostra representativa das classes A, B e C, entre os dias 28 de agosto e 7 de setembro.
Confira as "celebridades" mais influentes do Brasil em 2024 segundo a Ipsos, em nota anterior aqui.
Siga o Clube nas redes sociais: Instagram, Facebook, X, LinkedIn, TikTok e YouTube (TV Clube de Criação).
Clube de Criação 50 Anos