Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Evento abre HOJE e traz debates sobre temática ambiental
No mês da COP30 no Brasil, a questão ambiental também marca a programação do FotoDoc 2025, festival internacional de fotografia, que acontece da noite desta terça, 4 de novembro, até 8 deste mesmo mês (as mostras seguem até janeiro de 2026), na Panamericana Escola de Arte e Design, em São Paulo. O evento tem entrada gratuita.
Com o tema “Horizonte” e com patrocínio da cerveja Blue Moon, do Grupo Heineken, o FotoDoc traz entre suas principais atrações as exposições “Zona de Sacrifício”, do holandês Eddo Hartman, que documentou uma área de testes nucleares do Cazaquistão; e "Água: Brasil", do brasileiro Érico Hiller, que apresenta imagens sobre o manejo de recursos hídricos no país.
O diretor artístico do FotoDoc, Érico Elias, afirma que, além de contribuir para a formação de fotógrafos, o festival tem como missão difundir trabalhos de alta qualidade, com temáticas importantes para uma melhor compreensão da sociedade e seus desafios. “O FotoDoc é um espelho do que vivemos e, em 2025, essa função se torna ainda mais essencial já que o Brasil sedia a COP 30. Essas duas exposições têm o potencial de trazer a crise ambiental para o centro das atenções, mostrando o papel da fotografia para documentar, denunciar e até mesmo mobilizar", ele afirma.
Além das mostras de Hartmann e Hiller, o festival apresentará também os vencedores do Prêmio Portfólio FotoDoc 2025, que recebeu um total de 3.597 inscrições, provenientes de todos os estados brasileiros e mais de 31 países.
Na quinta-feira, 6 de novembro, o festival fará uma homenagem especial a Rosa Gauditano, fotógrafa brasileira, que faleceu no último mês de agosto. O trabalho dela é reconhecido pela documentação da situação de pessoas marginalizadas no Brasil, desde a década de 1970, como as populações LGBT e indígenas.
Além do patrocínio do Grupo Heineken, o FotoDoc conta ainda com o apoio do Consulado dos Países Baixos, em São Paulo, da ARFOC-SP e das editoras Origem, Vento Leste, LovelyHouse e Europa. A produção é da Vertente, Panamericana Escola de Arte e Design e Frida, com realização da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
Siga o Clube nas redes sociais: Instagram, Facebook, X, LinkedIn, TikTok e YouTube (TV Clube de Criação).
Clube de Criação 50 Anos