arrow_backVoltar

100 anos

Chevrolet celebra centenário

25.03.11

A Chevrolet inicia, em 2011, uma série de atividades comemorativas de seus 100 anos de existência, que serão completados no dia 3 de novembro.


A empreasa foi fundada em Detroit, em 1911, pelo piloto de corrida Louis Chevrolet e por William Durant. O primeiro Chevrolet – Serie C Classic 6 – oferecia motor de partida elétrico e faróis elétricos em uma época em que esses itens eram raridade até mesmo entre os carros de luxo.


Nas décadas seguintes, sistemas de injeção de combustível, freios antiblocantes e controle eletrônico de estabilidade foram integrados aos modelos Chevrolet.


Os primeiros motores de quatro e seis cilindros da companhia eram conhecidos pela durabilidade e desempenho, segundo a Chevrolet. Mas foi o lançamento do bloco V8 em 1955 que tornou a marca mundialmente reconhecida. Este motor seria o propulsor de milhões de veículos nos anos seguintes.


A empresa ressalta ainda que muitos de seus carros tornaram-se ícones da cultura norte-americana. As aletas aerodinâmicas do Chevy Bel Air 1955 representaram a "Era do Jato", enquanto o Corvette Sting Ray 1963 é considerado por muitos historiadores automotivos como um dos mais belos veículos já projetados.


Outros modelos Chevrolet geraram 'impacto cultural' que ecoou durante décadas. O Camaro, lançado em 1967, oferecia desempenho acessível aos clientes mais jovens. Sua quinta geração, introduzida em 2010, e com clara inspiração no modelo de 1969, tornou-se campeã de vendas no segmento.


Desde novembro do ano passado, o Camaro está disponível no Brasil.


Este ano, a Chevrolet lança o novo Sonic na América do Norte. No próximo ano, o Spark chega à América, buscando trazer o espírito da marca ao segmento crescente de veículos menores, mas que oferecem prazer em dirigir.


A Chevrolet está explorando conceitos e segmentos de novos produtos para posicionar sua linha dentro de uma faixa mais ampla e diversificada de mercado. O Cruze, o Sonic e o Spark são produtos que devem marcar a presença global da Chevrolet.


A companhia promete que os próximos 100 anos verão a Chevrolet "recriar o automóvel para complementar as necessidades das sociedades em desenvolvimento e os diferentes recursos".


A Chevrolet também destaca que o logotipo em forma de gravata borboleta evoluiu com o passar dos anos. O símbolo da Chevrolet já foi azul, vermelho e até preto.


Há duas versões a respeito da origem da gravata da Chevrolet, ambas surgidas em 1908. A primeira delas diz que o piloto suíço Louis Joseph Chevrolet se inspirou em um papel de parede do quarto de hotel onde se hospedou em Paris para criar a marca.


Entretanto, a mulher dele, Suzanne Treyvoux Chevrolet, contou, tempos depois, que o marido teria se baseado em uma figura impressa em um suplemento de jornal, na França.


Independentemente da real versão, a gravata da Chevrolet foi incorporada, inicialmente, ao modelo Classic 6, em 1914. Mas a marca Chevrolet já havia sido incorporada a General Motors de William Durant, seu fundador, em 1911 - daí o centenário ser comemorado em 2011.


 

100 anos

/