Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Onde investir 30 segundos? john lewis - shadows
A Lowe de Londres assina campanha de Natal para a rede de lojas John Lewis, anunciando as promoções de fim de ano (clique aqui para ver o filme).
A campanha brinca com sombras e gerou polêmica por assemelhar-se aos trabalhos de Tim Noble e Sue Webster.
Isso porque a agência afirma não ter se inspirado nas obras da dupla.
Tim e Sue são ingleses e criam projeções a partir de pilhas de lixo.
Comentários
henrique - Não, claro que a agência não se inspirou nas obras da dupla. Nem se parecem. E quem são Tim e Sue? Artistas plásticos? Que profissão é essa? Coisa de vagaba, que não aguenta uma semana nos bunkers de criação. Eles é que querem ganhar os 15 minutos de fama em cima da criação da Lowe. Poxa, quem duvida da Lowe? Lá tá cheio de criativo premiado. Se um criativo famoso, vencedor de Cannes fala que côco de cachorro em beira de estrada é arte, quem poderá discordar? Quem cria as coisas mais inéditas, quem é dono da criatividade do mundo e faz a arte verdadeira são os publicitários, claro! Até Da Vinci se inspirou na primeira equipe de criação da história: Os Cavaleiros Templários. Ele até quis entrar para a Ordem, mas não pôde por ser de uma casta criativa inferior. Essa dupla Tim e Sue devia ser processada por tentar, em vão, "roubar" a idéia dos outros pra vender exposições a Galerias como a Saatchi Galery. E isso ANTES mesmo de os caras da Lowe criarem! Poxa!! Uma heresia eles terem se aproveitado do fator TEMPO pra mostrar a idéia ANTES dos verdadeiros donos dela, e pior: ainda mostraram isso na cidade dos donos da criação!! É caso pra Scotland Yard! Outro exemplo londrino de como fazer arte sem se dar mal. Que feio esses "artistas", ponham na cabeça: os donos da criatividade são os PU-BLI-CI-TÁ-RI-OS.
marcos - Lamentável este comentário.
Anderson "Padanha" - Caraca que chupada suculenta... essa dupla (Tim e Sue) deveria ser castrada!! Brincadeiras a parte, taí mais um excremento do mundo publicitário, isso existe e sempre existiu. Em terra de tonto publicitário é rei! Calma ai, não atirem pedra em mim existem exceções!!
Mestre dos magos - Henrique, realmentre lamentável seu comentário...
Juca - Henrique, cale-se para sempre.
henrique - Senhores juca, mestre, marcos e ademais adjacentes, eu também sou publicitário e fiquei indignado com a cara-de-pau dessa agência (aliás, a Lowe Porta do Chile fez das suas pegando o trabalho de Lisa Rienermann sem o consentimento dela). Talvez eu seja um publicitário que ainda tem mais de humano (e humilde) dentro de mim do que muitos por aí que defendem o time mesmo se o zagueiro mandar o atacante adversário ao hospital, ou ao funeral. Não ser contra e não se indignar com isso, para mim, é aceitar e admitir que faz isso também. É claro que o meu comentário é irônico e forte, um tapa. É claro que não gosto, como vocês, do que eu escrevi sobre minha própria profissão, mas, infelizmente, é tudo verdade. Existem muitas egotrips no nosso mercado e isso é feio. Ainda existe gente que acha que publicidade é arte, é literatura, mas todos sabemos que não é. Sinto muito se a carapuça lhes serviu. E desculpem-me. Acho que faltou uma frase no comentário para ficar completo, favor Lais, inclua ao final domeu primeiro comentário a frase: "Inclusive EU".
Rato - ei, o henrique deu um tapa legal na galera que ainda acha que publicidade é arte e literatura... gente, o texto do cara é ironia, é claro que ele não acredita nisso, é só um alerta. Mas, pelo jeito. o texto é tão bom que magoou alguns por aqui, hehehe. Calma galera, a Lowe fez merdinha e merece um tapinha.
marcio - concordo marcos, comentário lamentável, mas não menos do que o que a Lowe fez. Acho até que o comentário é à altura do fato. não que eu concorde com o henrique, mas a Lowe merece mais do que o henrique o comentário do Juca. Me sinto um pulha ao ver esse tipo de coisa acontecer na minha profissão onde ralo tanto pra criar e não copiar.
regina - poxa, gente, o cara fez uma crônica praticamente, é apenas um exagero, uma hiperbole do fato, afe, eu hein... tirem essa carapuça e vamos ao trabalho!
Calos Eduardo - hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha, eu rachei foi o bico ao ler o comentário... é uma piada gente, façam-me o favor, hahahaha, sorriam, feliz daquele que consegue rir de si mesmo.
lombra - Na publicidade nada se cria e tudo se copia.... já dizia o velho deitado. Caríssimos, não acho a idéia uma cópia ou plágio, é apenas variação do mesmo tom e, diga-se de passagem, uma bela variação, eu particularmente gostei muito. Se todas as idéias publicitárias aplicadas às campanhas dos nossos digníssimos e mimados clientes tivessem que ser totalmente inéditas, estaríamos perdidos. Haja neurônios, lampadinhas, fundos amarelos e outros artifícios que promovem o cultivo, o incentivo e o aumento da capacidade criativa de cada um de nós. Aproveitem seus dias. Grande abs a todos.
AC - Publicitário é uma m.! Até comentário tem que ser criativo! Ta faltando job na agência de vocês hein! O filme é bom, copiado ou não.
Bruno A. Santana - Henrique> Ótimo coment. XD Outros, Alguns> Vulgo publicitários=polêmicas barata.
Fernando - Pessoal, o Henrique tem e não tem razão assim como eu e todos vocês. Também considero o posicionamento da Lowe muito "feio" e egoísta, tentando se afastar da inspiração das obras de Tim e Sue. Por que a vergonha? Não é fantástica a idéia? Muito boa mesmo. Acredito que quem cria inspirado em uma idéia genial PRECISA TER HUMILDADE EM RECONHECER A FONTE. No mínimo. Nosso trabalho é SEMPRE inspirado em alguma coisa, pois somos humanos e sensíveis à estas influências. Cabe aos publicitários e criativos serem humildes e menos ESTRELAS, pois nós não temos absolutamente NADA a mais que ninguém neste planeta. Apenas sabemos como correlacionar melhor algumas coisas exatamente como os ARTISTAS, seja na música, artes plásticas, cênicas, ou qualquer outra arte. A diferença é nós estamos entre a ARTE e o CAPITALISMO, vendendo nossas idéias à empresas que precisam desta artimanha para alvejar seus consumidores.
Vitor - Não entendo o espanto. Toda semana (pelo menos) aparece uma chupada tão discarada quanto no ccsp e ngm fala nada por serem de "ferradoes" brazucas. No surprises.
Robby - Liberdade de expressão! A expressão da carapuça serviu justinho para alguns hein!! Vocês estão muito estressados, take care! No geral, belo plagio da Lowe.