arrow_backVoltar

18º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

Pela 1ª vez, SP vai sediar evento. Confira os indicados

10.07.19

Pela primeira vez, o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, que está em sua 18ª edição, deixa a cidade do Rio de Janeiro para ser realizado em São Paulo.

O evento vai ocorrer no dia 14 de agosto, no Theatro Municipal, e irá integrar o Agendão, calendário cultural do programa São Paulo Capital da Cultura (da Secretaria Municipal de Cultura), e o Programa SP Audiovisual (do Governo do Estado).

Os premiados com o Troféu Grande Otelo, em 30 categorias, serão conhecidos durante a cerimônia, que será exibida ao vivo pelo Canal Brasil.

Chacrinha: O Velho Guerreiro”, dirigido por Andrucha Waddington, é o trabalho com mais indicações: disputa o prêmio em 12 categorias. “O Grande Circo Místico”, de Cacá Diegues, tem dez indicações. “Benzinho”, de Gustavo Pizzi, tem nove. Confira aqui a lista completa dos indicados.

A premiação muda de cidade depois de uma articulação entre a Academia Brasileira de Cinema, que organiza o prêmio, a Spcine, a Secretaria Municipal de Cultura e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado. O local do evento em 2020 também está definido: será na Sala São Paulo.

"O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro passa a ser itinerante a partir de agora. Nosso desejo é estar mais perto dos profissionais do setor, em âmbito nacional, para celebrar a diversidade da nossa indústria não só no eixo Rio-São Paulo como em todo o país”, anuncia Jorge Peregrino, presidente da Academia Brasileira de Cinema.

"O prêmio é uma importante janela para projetar a produção nacional para o país e para o mundo, uma vez que a academia é responsável por indicar títulos para grandes prêmios internacionais como o Oscar e o Goya. Realizar este evento em uma casa como o Theatro Municipal em 2019 e a Sala São Paulo em 2020 é uma forma de impulsionar a iniciativa para que ela se torne cada vez maior e mais conhecida", defende Laís Bodanzky, diretora-presidente da Spcine.

Os finalistas da 18ª edição foram nomeados pelos sócios da Academia em votação sigilosa pela internet, apurada pela PwC. Os vencedores serão escolhidos no segundo turno. Além dos membros da Academia, o público vota nos seus favoritos nas três principais categorias: Melhor Longa-Metragem Ficção, Melhor Longa-Metragem Documentário e Melhor Longa-Metragem Estrangeiro.

Os finalistas entrarão na programação oficial do Circuito Spcine, nas salas Spcine Roberto Santos, Spcine Olido, Spcine Cidade Tiradentes e nos CEUs, entre os dias 18 de julho e 14 de agosto.

18º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

Pela 1ª vez, SP vai sediar evento. Confira os indicados

/