Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Okada fala ao Clubeonline
O novo vp de criação da McCann Erickson, Alexandre Okada (leia aqui) disse ao Clubeonline, com exclusividade, que começa a trabalhar na agência na próxima quarta-feira (04), com grandes expectativas.
"Estou muito empolgado com o projeto e fiquei admirado com a convergência de idéias do Fernando (Mazzarolo), do Luca (Lindner) e do Márcio (Moreira). Estamos todos trabalhando com objetivos comuns: aproveitar a base criativa que já existe e construir algo maior", diz o novo vp.
Ao ser questionado sobre o mercado poder esperar uma postura mais ousada da McCann, em termos criativos, Okada ressaltou que não é o estilo do profissional que deve aparecer, mas sim o do cliente.
"É o criativo que deve se adaptar ao anunciante. E como a McCann tem clientes grandiosos, sua comunicação também deve ser grandiosa", disse, explicando que ser grandioso é "saber tocar as pessoas".
Ganhar prêmios não é, segundo Okada, o principal objetivo. "Eventualmente podemos ganhar sim, mas não é a meta final ou principal".
Sobre uma possível reestruturação na equipe da McCann, Okada é cauteloso e diz que o importante é conhecer profundamente a estrutura da agência. "Há bastante talento e gente boa aqui na McCann", defende.
O novo vp de criação também afirma que quer que esse "talento" dos profissionais não fique entre quatro paredes. Ele considera que o criativo não pode ficar o tempo todo num ambiente fechado, precisa ter contato com a 'realidade', sair, divertir-se.
"O importante é a qualidade das horas trabalhadas. Eu sempre questiono 'verdades absolutas': por que o criativo tem que ficar tão preso na agência, por tanto tempo? Se ele está trabalhando muitas e muitas horas, ou está trabalhando de um jeito errado ou a estrutura está subdimensionada. São hábitos estabelecidos na área que devem mudar", afirma o criativo, que considera um privilégio ter trabalhado em mercados tão diferentes como europeu, latino-americano, norte-americano e asiático. "Essa experiência me fez enxergar que existem diferentes estruturas de trabalho e como elas funcionam", completa.
Esse lado "gestor" de Okada está intrinsicamente ligado ao lado criativo, segundo ele. "Inspirar as pessoas é gestão e é também criatividade".
Para Okada, esse é um movimento de transformação de velhas fórmulas. "Não podemos perder de vista que o negócio de uma agência é a idéia e não antigos formatos publicitários".
Comentários
Norberto Isnenghi - Parabéns Okada: Todas as suas colocações são absolutamente pertinentes. Grande abraço e sucesso.
Eduardo - Grande contrataçâo, um cara humilde e genial, com grande bagagem, parabéns.
ricardo - Quem trabalhou no exterior, sabe que viver socado em uma agência sem ver o mundo lá fora, bitolado em prêmio e com chefe xiliquento na orelha, nada dá certo, por isso que a gente se distanciou da propaganda feita pelo resto do mundo...DA no Brasil é montador de imagem.
Luis Aurelio - É muito bom saber que ainda existem profissionais dirigindo criação, que sabem que o grande talento de um DC está em criar condições para que todos façam um bom trabalho. Sucesso ai Okada.