arrow_backVoltar

20 anos do Mundial

SPFC tem logo comemorativo

20.01.12

Há 20 anos, o São Paulo Futebol Clube conquistava sua primeira Taça Libertadores da América e o Mundial Interclubes. Para comemorar, o Tricolor Paulista lança o logotipo LM20, assinado pelo designer Glauco Diogenes, da SuperNova.


O logo poderá ser visto nos uniformes do SPFC - que serão lançados oficialmente nesta sexta-feira (20) - e em diversos produtos do clube, produzidos pela Reebok.


"A inspiração principal para o desenvolvimento do logo, como não poderia deixar de ser, veio da paixão do torcedor, da emoção do futebol, do amor que sinto por este esporte, e em especial pelo São Paulo Futebol Clube", conta Diogenes.


O designer explica que usou como base para a estrutura formal do símbolo comemorativo as estrelas que compõem o arco ascendente do logotipo oficial da Libertadores da América. 


Depois, "retirou" o sol nascente da bandeira do Japão e sobrepôs duas formas geométicas para obter uma terceira, que neste caso faz alusão ao formato da taça do Mundial Interclubes.

Diogenes acrescenta que o logo também conta com elementos mais "subliminares", como a estilização do movimento dos braços e pernas suspensos, como se estivessem celebrando um gol, no centro do logotipo.

"Essa 'imagem' faz parte do inconsciente coletivo mundial do futebol, e a minha ideia com essa marca foi unir esses três pilares - a alusão clara às duas conquistas que fizeram o São Paulo se tornar o clube que é, mais a estilização das taças que simbolizam essas conquistas", declara.

O designer destaca ainda que os princípios conceituais utilizados na construção da marca foram os mesmos empregados pelo alemão Walter Ostrich, quando criou o Escudo/Brasão Tricolor, com o objetivo de manter uma unidade no projeto de identidade visual do clube.

Desde 2009, Diogenes realiza trabalhos na área de design para o São Paulo. O clube vem apostando na matéria como seu terceiro pilar de comunicação, ao lado do marketing e da comunicação corporativa, segundo explica Diogenes.


Entre outros trabalhos realizados pela SuperNova, estão o projeto dos 50 anos do Morumbi, de 2009 para 2010, e do camarote do goleiro Rogério Ceni.

20 anos do Mundial

/