Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Últimas notícias
99 Francos, 14,99 euros ou, em português, $29,99
por Carlos Evangelista da Duke Interactive, de Paris, agência que integra a rede Razorfish
Não é nada fácil ser publicitário na França. É preciso suar muito a camisa pra conseguir ser agência do ano, o que só valoriza ainda mais o trabalho dos caras.
O que acontece aqui é que o francês é muito politizado, crítico, adora discutir, é muito instruído e... tem aversão à propaganda.
Sim, o francês em geral detesta tudo que pareça querer te vender algo. Tanto que em 2003 estourou um movimento que ficou conhecido como "anti pub", ou movimento anti-publicidade.
Na época, todos os outdoors e anúncios no metrô apareciam pichados ou rabiscados com mensagens de "resistência cultural", convidando as pessoas a reagirem e não comprarem aqueles produtos anunciados, dizendo que ninguém precisava daquilo para se sentir melhor.
Os parisienses aderiram ao movimento e até hoje é possivel se ver alguns anúncios pichados no metrô com tais frases.
O desafio aqui acaba então sendo maior do que em outros países. Existem, por um lado, as mesmas pressões que existem no mundo todo por resultados, a busca de algo que seja vendedor e, ao mesmo tempo, há a pressão para manter o nível criativo sem parecer muito "publicitário", para não correr o risco da criação ser totalmente rejeitada.
Alias, é até comum em Paris as pessoas falarem que não têm nem televisão em casa. Na internet a coisa é parecida, eles adotam em massa os programas que bloqueiam banners. Sentiu o tamanho da encrenca?
Como eles adoram uma polêmica, para jogar mais lenha na fogueira foi lançado um filme francês que fala de propaganda e que é a adaptação de um livro que fez muito sucesso por aqui. O livro se chama 99 Francos. É assinado por Frédéric Beigbeder, que foi redator na Young & Rubicam de Paris, e conta a história de Octave, redator na maior agência do mundo, a fictícia Ross and Witchcraft.
O filme é na verdade uma dura crítica à propaganda e à profissão e conta como uma idéia "genial" pode se tornar um filme "medíocre" após o cliente "sugerir" (impor) sua própria versão para o filme.
Tem até uma cena onde o redator diz em off, depois de uma reunião com o cliente: "agora vocês ja sabem porque só tem propaganda de merda na tv".
Já o livro é bem mais ácido e tem pérolas como: "na minha profissão ninguém quer sua felicidade, porque quem está feliz não consome".
Visto por um publicitário, que sabe o que é real e o que é exagero, o filme é super engraçado. Tem cenas hilárias como aquela onde o redator leva um atendimento a nocaute com um golpe na cabeça com uma lixeira de metal, ou aquela onde, em uma sessão de fotos para um anúncio de chucrute, a dupla de criação tira na sorte para saber quem vai falar com o renomado fotógrafo e dizer "putz, está ótimo isso tudo que você está fazendo com uma modelo de biquini em cima das linguiças infláveis gigantes, super sexy, mas será que não dava pra gente fazer uma versão mais básica, só para o caso do cliente não aprovar ?".
Mas, visto sob a ótica do consumidor, fica a impressão de que a profissão não é muito séria e é uma dura crítica a toda criação publicitária.
Resta torcer para que ele saia pelo menos no circuito de cinemas que passam filmes europeus, no Brasil, para você também conferir e começar a discussão.
Carlos Evangelista - carlos.evangelista@gmail.com
Comentários
Alex - Fiquei com muita vontade de ver o filme também ler o livro, visto que sou candidato a redator nesse mercado "ácido"... Será que pelo menos o livro encontramos aqui no Brasil? Abraços.
Tiago Moraes - Link para site do filme: http://www.99francs-lefilm.com/ http://www.kewego.com.pt/video/iLyROoaftUDL.html
Carlos - O livro no Brasil chama-se $29,99 e tem pra vender sim. =)
Mauricio Santos - Anti-publicidade? A profissão não é muito séria? Viva a França !!!
Agê - Tem pra vender nas Americanas.com. O título é $ 29,99, mas ele custa R$ 32,99 ... :-)
Agê - Ah, mencionei americanas.com, mas na Fnac tá mais barato. Abs.