arrow_backVoltar

A Cara de São Paulo

Quer conferir a pesquisa na íntegra?

02.02.09

Com o objetivo de identificar os nomes que melhor representam as diferentes faces da cidade de São Paulo, a APPM – Análise, Pesquisa e Planejamento de Mercado apresenta os resultados da pesquisa “A Cara de São Paulo”, na semana em que a metrópole completa 455 anos.


Realizado pela primeira vez em 1990, o estudo é composto por pesquisas qualitativa e quantitativa. Na primeira fase, foram reunidos seis grupos sobre os símbolos da cidade, seus problemas, aspectos positivos e negativos e o sentimento do cidadão paulistano, de nascimento ou por adoção, em relação à cidade.


Ao mesmo tempo em que a cidade é sinônimo de trabalho, progresso, comércio, informação e cultura, ela também lembra violência, trânsito, poluição, barulho e crescimento desorganizado.

“A cidade de São Paulo, por sua pujança, sua força de trabalho, seu poder econômico e, sobretudo, por seu desenvolvimento, tem para os brasileiros um significado de progresso e vitória. Entretanto, para os que vivem em São Paulo este significado não se restringe ao lado progressista da cidade: trata-se de uma relação emocional, uma espécie de paraíso urbano, de amor concreto”, afirma Rose Saldiva, idealizadora da Pesquisa.


O estudo mostra o quanto o perfil de São Paulo mudou nos últimos anos. Em 1990, por exemplo, a figura que representava bem São Paulo, segundo os próprios moradores da cidade, era um homem altamente sedutor e poderoso que, ao mesmo tempo, era boêmio e gostava muito de trabalhar. Já a figura de 2009 vem representada por uma mulher que é executiva e mãe.


A partir deste levantamento foi possível elaborar uma primeira lista de categorias que foi aplicada em 100 entrevistas espontâneas por telefone. Com estes dois levantamentos em mãos, a APPM pôde elaborar o questionário que foi aplicado em mil entrevistas com pessoas que vivem em São Paulo, mostra que traz  margem de erro muito pequena, de 2 a 3%. Todas as classes sociais e faixas etárias foram abordadas. 

"As respostas escolhidas pelos paulistanos têm uma característica comum: todos são lutadores, vencedores e íntegros. É assim que o paulistano se vê, e isso independe do local onde ele nasceu.”, afirma Antonio de Pádua Prado Junior, diretor da APPM.


Seguem alguns exemplos dos principais símbolos que representam a cidade, ou seja, que têm “a cara de São Paulo”:


Ator – Lima Duarte
Atriz – Fernanda Montenegro
Apresentador – Silvio Santos
Apresentadora – Hebe Camargo
Apresentador de Telejornal – William Bonner
Jornalista de Imprensa Escrita – José Simão
Esportista – Rogério Ceni
Conjunto de Rock – Titãs
Empresário – Silvio Santos
Museu – Museu do Ipiranga
Parque – Ibirapuera
Monumento – Monumento à Independência
Cartão Postal – Avenida Paulista
Comida – Arroz e Feijão
Flor – Rosa

Para receber os gráficos da pesquisa, na íntegra, mande um email com a frase QUERO PESQUISA A CARA DE SÃO PAULO no campo Assunto, para lais@ccsp.com.br.


Para receber Pesquisa IBOPE Inteligência e WIN sobre a percepção da população mundial sobre a crise econômica, clique aqui.


Comentários

Bia Ferrer -  Acho esta pesquisa bem interessante, e há alguns meses venho realizando uma parecida, mas com imagens. Sou fotógrafa de moda, beleza e comportamento e iniciei com o projeto www.authenticportrait.wordpress.com no ano passado. O projeto consiste em fotografar os diversos tipos e etnias de pessoas que circulam pela cidade, já fotografei cerca de 2000. Pretendo lançar um livro com o projeto. A quem interessar, passe por lá e veja o rosto das pessoas de São Paulo. Abraços


 

A Cara de São Paulo

/