arrow_backVoltar

À frente da matriz

Brasil é líder no ranking da Mercedes

28.10.09

A crise na Europa fez a Mercedes-Benz prestar mais atenção na filial brasileira e pensar em incrementar investimentos na fábrica de São Bernardo do Campo (SP).


A queda de vendas na Alemanha no acumulado até setembro foi tão grande que o Brasil passou à frente da matriz. A marca registrou uma retração de 57% em seu país de origem.


De janeiro a setembro, a montadora vendeu 16,8 mil veículos acima de 6 toneladas, na Alemanha. No mesmo período do ano anterior, foram 39,6 mil. Enquanto isso, no Brasil, foram vendidas 21,8 mil unidades de mesma característica, no mesmo período deste ano, o que representou queda em torno de 10%. A terceira maior operação da Mercedes, a Turquia, ficou distante, com 3,7 mil unidades vendidas no período.


A relevância da operação brasileira cresce não apenas porque na Europa a indústria de caminhões mergulhou na crise, mas também porque, ao mesmo tempo, no Brasil o mercado de caminhões sofreu menos e por um tempo mais curto. Na avaliação da direção da Mercedes, enquanto o ritmo do mercado europeu não indica sinal de recuperação antes de 2011, no Brasil já é possível dizer que 2010 será melhor do que 2009, o segundo melhor ano em vendas no mercado interno.


Leia matéria do Valor Econômico na íntegra aqui.

À frente da matriz

/