Luta Yanomami

Acervo de Claudia Andujar preservado pelo Instituto Moreira Salles

18.04.23

O acervo da fotógrafa Claudia Andujar - nascida na Suíça em 1931 e que, depois de muitas mudanças, desde 1955 vive no Brasil e se dedica a retratar a história do povo Yanomami - será incorporado ao conjunto preservado pelo Instituto Moreira Salles.

São mais de 40 mil fotogramas, além de documentos e publicações. Muitas das fotografias foram clicadas na terra indígena Yanomami nas décadas de 1970 e 1980, antes da demarcação, que ocorreu em 1992.

O acervo inclui ainda fotos feitas entre os anos 1950 e 1970, quando a artista documentou o Brasil e outros países da América Latina e trabalhou para revistas como a extinta Realidade.

Recentemente, o centro cultural The Shed, em Nova York (EUA), apresentou a exposição "A luta Yanomami", organizada pelo IMS em parceria com a instituição Cartier de Arte Contemporânea, a Hutukara Associação Yanomami e o Instituto Socioambiental (ISA).

Trata-se de uma versão ampliada da exposição "Claudia Andujar: a luta Yanomami", apresentada no IMS Paulista e IMS Rio, em 2018 e 2019, e em instituições europeias, como a Fundação Cartier, em Paris, o Barbican Centre, em Londres, e a Fundação Mapfre, em Barcelona.

Após passar por Nova York, a mostra seguirá para a Cidade do México e Puebla (México), Bogotá (Colômbia) e Santiago (Chile).

Luta Yanomami