arrow_backVoltar

A magia acontece

Coca-Cola: Caravana Social contra fome entre as ações do Natal

19.11.21

Celebrar a conexão e a empatia é a proposta da campanha global de Natal da Coca-Cola neste ano. Sob o conceito “A Magia Acontece” (“Real Magic”), a plataforma criada para a temporada deu largada com um filme assinado pela DentsuMB RU e dirigido por Sam Brown, da Rogue Films, responsável por muitos comerciais natalinos da rede John Lewis. A peça foi adaptada para o Brasil pela WMcCann (leia mais aqui e veja o filme mais abaixo). Agora, a companhia divulgou seu conjunto de ações complementares para a data. Entre elas, uma novidade: o lançamento da Caravana Social, que ajudará no combate à fome.

A Coca-Cola tem uma ligação significativa com essa época do ano, o que faz com que sejamos conhecidos por muitos como ‘a marca que criou o Papai Noel'. Desde a primeira campanha de Natal da marca, lá em 1920, até os dias de hoje, criamos ações que nascem de uma verdade do consumidor. Desta vez, queremos celebrar a importância da conexão e empatia entre as pessoas”, disse Poliana Sousa, líder da marca Coca-Cola na América Latina.

Entre as ações de 2021 estão as Caravanas Iluminadas. Elas vão passar, ao todo, por 112 cidades do Brasil. Os tradicionais caminhões vermelhos estão iluminados e cheios de surpresas. Eles têm telas gigantes que trazem imagens realistas. Papai e Mamãe Noel, vacinados, fazem parte da jornada. Para evitar aglomerações, as rotas não são divulgadas antecipadamente.

Outro destaque da plataforma é a inauguração da Árvore de Natal na Ponte Estaiada, em São Paulo, com live de inauguração e pocket-show  no dia 27 de novembro. Preta Gil é um dos nomes escalados. Alinhada a protocolos de segurança e com apoio da prefeitura, a árvore tem uma estrutura de 50 metros de altura. Seu tema será "A Árvore dos Reencontros", representando a força de estarmos juntos e criarmos lembranças. A live de inauguração terá transmissão via Instagram, YouTube e Facebook.

Para o Rio foram planejadas duas ativações cenográficas. Uma será em Copacabana e a outra, em Madureira. O projeto, que tem parceria com a prefeitura, conta com instalações de luzes de led. O design do projeto é da MChecon.

A praia de Copacabana será enfeitada com arcos iluminados, letreiros de Feliz Natal, globo brilhante e a árvore. Em frente ao Copacabana Palace, ela estará iluminada em seus 14 metros e terá o bom velhinho escalando seus galhos. Uma versão pocket da instalação, que é instagramável, irá para Madureira, convidando o público para uma ressocialização segura e responsável. As instalações podem ser desfrutadas a partir do dia 25 de novembro. Elas vão permanecer até 06 de janeiro.

Combate à fome e Ação da Cidadania

Desde o início da pandemia, a empresa já investiu mais de R$ 20 milhões em ações conectadas à segurança alimentar e combate à fome. Na apresentação do projeto, a empresa pontuou que, atualmente, 19 milhões de brasileiros não têm acesso a alimentos. Foi a partir do desejo de colaborar para reduzir esse cenário que o conjunto de ações sociais da companhia foi engrossado pelo projeto “Por Todas As Mesas". Ele nasceu em maio deste ano para apoiar a campanha “Brasil Sem Fome”.

A iniciativa fez parte de ações capitaneadas pelo Sistema Coca-Cola Brasil, que somaram R$ 9,5 milhões para fazer chegar alimentos às populações mais vulneráveis do país. Com isso, o projeto atingiu mais de 20 estados e 500 municípios por meio de 400 ONGs atendidas.

A Caravana Social faz com que a gente consiga dar um propósito maior a essa branded experience. Nós nos aliamos a quem entende do assunto e tem mudado a realidade do Brasil há três décadas. Coca-Cola é uma marca poderosa que chega a milhões de lares e pode fazer a diferença. Abraçar o propósito de ajudar a população em situação de vulnerabilidade alimentar fortalece a real magia do Natal”, afirma Katielle Haffner, gerente sênior de Relações Públicas, Comunicação e Sustentabilidade para Coca-Cola Brasil.

Neste Natal, o simbolismo das caravanas ganhou nova dimensão quando a marca se aliou ao projeto “Natal Sem Fome”, promovido pela Ação da Cidadania. A ONG fundada há mais de 30 anos pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, forma uma imensa rede de mobilização de alcance nacional no combate à fome e à miséria.

Com a ação da Coca-Cola para este Natal, já foram arrecadados mais de R$ 4 milhões, que serão revertidos em cestas básicas para 80 mil famílias. Por meio da Ação da Cidadania, mais de 40 instituições espalhadas pelo Brasil devem ser beneficiadas.

O Sistema Coca-Cola Brasil ainda convida o público a se juntar e ampliar a luta contra a fome por meio da Real Magia do Natal. Para isso, deve-se acessar o site Natal Sem Fome 2021 e, então, fazer uma doação.

A magia acontece

/