Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
'Dirigir adaptação de podcast é exercício de escuta e tradução'
Adaptação do podcast lançado em 2022 pelo jornalista Chico Felitti, a série documental "A Mulher da Casa Abandonada" estreou nesta sexta-feira (15) no Prime Video.
O projeto trouxe luz à história de uma mulher que vivia reclusa em uma mansão em Higienópolis, em São Paulo - mais tarde descobriu-se que se tratava de Margarida Bonetti, foragida internacional procurada pelo FBI.
Depois que se casaram, nos anos 1970, Margarida e o engenheiro Renê Bonetti se mudaram para os Estados Unidos, com a empregada Hilda Rosa dos Santos. O casal foi acusado, no início dos anos 2000, de manter Hilda em situação análoga à escravidão. Bonetti fugiu para o Brasil, passando a morar na mansão da família.
O documentário de três episódios resgata a narrativa, incluindo a perspectiva de Hilda, em uma entrevista inédita.
A série tem direção e produção de Katia Lund. Livia Gama, diretora da Santa Transmedia, e Yasmin Thayná foram corresponsáveis por dar vida às cenas ficcionais, que procuram reconstruir a história, combinando imagens de arquivo, entrevistas exclusivas e reconstruções.
“Dirigir a adaptação de um podcast para o audiovisual é, antes de tudo, um exercício de escuta e tradução. O áudio ativa a imaginação do ouvinte de forma livre e subjetiva, então o desafio na direção foi construir uma linguagem visual que respeitasse essa potência, sem engessar o que era sensorial e, principalmente, sem comprometer a verdade dos fatos", conta Livia ao Clubeonline.
"Neste projeto, estávamos lidando com uma história real e profundamente dolorosa, o que exigiu um olhar ético em cada escolha: da composição de cena à condução de performances. Todo o trabalho foi pautado por relatos verificados e pelo compromisso de não apenas representar, mas acolher. A série não se limita a ilustrar o podcast, ela o expande, criando uma nova camada de narrativa que busca equilibrar rigor, sensibilidade e respeito”, completa.
A produção é de Gil Ribeiro, Marcia Vinci e Margarida Ribeiro, da Coiote, com roteiro de Tainá Muhringer, Fernanda Polacow, Henrique dos Santos, Mari Paiva e Karolina Santos.
Chico Felitti é o consultor criativo e produtor executivo.
Siga o Clube nas redes sociais: Instagram, Facebook, X, LinkedIn, TikTok e YouTube (TV Clube de Criação).
Clube de Criação 50 Anos