arrow_backVoltar

A Odisseia de Wilson

Bola de vôlei de 'Náugrafo', em campanha sobre poluição nos oceanos

30.05.25

A bola de vôlei Wilson, do longa-metragem "Náufrago", é a protagonista de uma campanha criada pela Africa Creative, que tem o objetivo de conscientizar o público sobre a poluição plástica nos oceanos.

Lançada pelo Instituto Onda Azul, com apoio da operadora Vivo, “A Odisseia de Wilson” usa dados oceanográficos reais e narrativas interativas para destacar os impactos de longo prazo dos plásticos nos ecossistemas marinhos.

No centro do projeto está uma jornada imaginada da bola de vôlei por 450 anos no oceano, após sua separação do personagem Chuck Noland (interpretado por Tom Hanks).

A campanha evidencia como os resíduos plásticos se degradam ao longo dos séculos. Apoiada pelos dados científicos mais recentes da Unesco, a trajetória de Wilson acompanha as correntes oceânicas, marés e alterações climáticas, retratando sua lenta transformação em microplásticos.

Ao longo do caminho, testemunha-se projeções como acidificação, colapso da plataforma de gelo e elevação do nível do mar.

O esforço, alinhado com dados da Unesco, inclui uma plataforma digital, um curta-metragem (assista abaixo), instalações em cidades costeiras e ativações durante transmissões esportivas.

A comunicação baseia-se nas conclusões do "State of the Ocean Report", de 2024, da Unesco, que traça um panorama sombrio da saúde marinha. As temperaturas oceânicas em 2023 foram as mais altas já registradas, com uma média de 1,45°C acima dos níveis pré-industriais — perigosamente próximas do limite de 2°C estabelecido pelo Acordo de Paris.

O nível do mar subiu 9 centímetros nas últimas três décadas, com o ritmo de elevação dobrando devido ao aquecimento das águas. Além disso, os níveis de oxigênio caíram 2% desde a década de 1960, gerando mais de 500 "zonas mortas" costeiras.

Ficha Técnica:

Title: The Odyssey Of Wilson
Agency: Africa Creative
Client: Telefônica Brasil S/A

CCO: Sergio Gordilho
ECDs: Mariana Sá, Nicholas Bergantin
Creative Directors: Guilherme Manzi, Mario Morais, Pedro Galdi, Pedro Rosas
Associate Creative Director: Bruno Bizuti, Lucas Andrade
Copywriters: Bruno Bizuti, Mario Morais, Leonardo Telles, Nathalie Palomares
Art Directors: Guilherme Manzi, Lucas Andrade, Danilo Carvalho, Guilherme Serato

Co-COO: Heloísa Pupim
Account Management: Camilla Steiman

Co-CMO: Thiago Martinez
Media: Jefferson Sales, Jefferson Mendes, Fabiana Almeida

VP of Special Projects and Creative Content: Juliana Leite
Director of Special Projects: Lica de Souza
Project Manager: Lais Cattena
Creative Producer: Giovanna Lima, Theo Etlin, Lucia de Carvalho Maia
Intern: Marina Rabelo
Award Production: Raquel Martins
Award Production Assistant: Valentina De Luca, Nadia Sobh

Director of Sustainability and Institutional Relations: Raphael Vandystadt

Specialist: Thiago Felipe de Souza

CTO: Bruno Mosconi

Platform Development: UMSTUDIO

Platform Motion: Miguel Melo

Production/RTV: Rodrigo Ferrari, Tais Olhiara

Production, Direction & Cinematography: MAVERICK
Executive Production: Paulo Geraissate, Patricia Bonato
Account Manager: Gregory Conte
Editing: Akira, Carlos Sperançolo
Post-Production Finishing: João Laion, Igor Angelo
Conform: Guilherme Vila
Motion Graphics: Jefferson Almeida
Color Grading: Psycho N’ Look
Colorist: Marcio Pasqualino
Production Coordinator: Fernando Vellosa
Assistant Coordinator: Hugo Ferriolli

Head of Films: DRVNK

Insights
Creative Research Director: Estevão Mabilia Meneguzzo
Creative Research Manager: Eduardo Berardinelli
Creative Researcher: Bea Ribeiro
Creative Researcher: Mana Black

Case Edition: Reiner Mentges (Reicm)
Motion Edition: Gabriel Larangeira
Color: Ernesto Neto

Audio Production Company: Antfood Music & Sound Design
Creative Direction: Lou Schmidt, Fernando Rojo, Tiago Mago
Executive Production: Renato Castro, Christiane Rachel
Music Production: Lou Schmidt, Fernando Rojo, Tiago Mago, Luis Bergmann, Vinicius Nunes, Lucas Baldin
Production Coordination: Monique Munhoz, Pablo Mello
Post-Production: Bruno Broaska, Fabian Jorge, Pedro Macedo

Siga o Clube nas redes sociais: InstagramFacebookXLinkedInTikTok YouTube (TV Clube de Criação).

Clube de Criação 50 Anos

A Odisseia de Wilson

/