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Pepsi promove 'linguagem da rua'
A Pepsi espanhola encerrou a campanha Lo digas como lo digas (algo como "Fale como bem entender") com uma ação inusitada e divertida: a empresa propôs a inclusão da palavra "berraco" (gíria para animado, pilhado) à Real Academia da Língua Espanhola.
A campanha pró-linguagem de rua foi a primeira criada pela Contrapunto BBDO, que surgiu da fusão da Contrapunto com a Tiempo BBDO, e traz o jogador de futebol Fernando Torres pronunciando Pepsi como Pesi. A inspiração foi a conhecida campanha criada pela BBDO Argentina para a marca, a qual revelava que os argentinos falavam Pecsi (leia mais aqui e aqui).
A ação contou com um grupo de repórteres "pesihablantes", como foram chamados, que buscou as palavras mais populares nas ruas do país. O resultado foi então divulgado no site www.pepsi.es e deu origem à "Real Pesipedia Espanhola".
Mais de 50 mil palavras foram citadas, das quais as cem melhores foram seleiconadas de acordo com os 5 mil usuários do site. Estas, então, foram submetidas à votação e "berraco" acabou escolhida como a que iria representar os pesihablantes junto à Real Academia.
Segundo a instituição, porém, propostas aos dicionários partem na maioria de acadêmicos e de suas comissões.
A matéria é do Marketing News e pode ser lida na íntegra aqui.