Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Confira todos os resultados e análises
A ABA, Associação Brasileira de Anunciantes, em parceria com a Top Brands Consultoria e Gestão de Marcas, realizou, no último mês de agosto, a quarta edição da pesquisa que avalia a importância e o prestígio das marcas para o consumidor brasileiro em diversas categorias de produtos e serviços.
O campo foi conduzido pela Quest Pesquisa de Mercado e Marketing. O objetivo da pesquisa é fornecer às empresas uma ferramenta para o aprimoramento da gestão de suas marcas.
As categorias avaliadas foram: aparelhos de celular, automóvel (por fabricante e marca), bancos, cartões de crédito, cerveja, televisores, jornal, sabão em pó, operadora de telefonia fixa, operadora de telefonia móvel, planos de saúde, postos de combustível, refrigerantes, revistas, provedor de internet e supermercados.
Além de avaliar a lembrança de marca, o estudo aborda confiança, satisfação e intenção de compra, o que permite uma análise mais profunda da real força das marcas nestas categorias, indo além da leitura de Top of Mind, explica Marcos Machado, sócio-diretor da Top Brands. O estudo permite, também, cruzamentos que fornecem análises de diferenças comportamentais por classe social A,B e C; faixas etárias de 20 a 65 anos e regiões, complementa.
Uma outra análise interessante que se obtém com a pesquisa é o Índice de Adesão, com base na satisfação com a marca e intenção de recompra. Os clientes/consumidores são classificados em quatro grupos de acordo com dois critérios: os defensores, que, além de consumir, tendem a recomendar e defender a marca; e os satisfeitos, que provavelmente voltarão a comprar, mas não necessariamente defendem a marca; os vulneráveis, que podem voltar ou não a comprar a marca; e os opositores, que não só não voltarão a comprar como tendem a criticar e a boicotar a marca.
Com base nesta classificação foi criado um ranking com maior número de defensores, que corresponde ao prestígio e confiança de cada marca. Interessante observar que nem sempre a marca com maior índice de defensores é a marca Top of Mind da categoria, como nos casos de Bohemia, na categoria de cervejas, e Real, em bancos, demonstrando que a análise deve ir além de Top of Mind.
Algumas análises e cruzamentos por categoria são bem interessantes: numa categoria extremamente competitiva como cerveja, Skol foi Top of Mind novamente, com 38%, índice ainda melhor que o obtido em 2005. A análise detalhada dos dados, no entanto, mostra que algumas marcas, mesmo sem ser Top of Mind no total Brasil, são grandes forças regionais, como é caso de Brahma em São Paulo, Antarctica em Recife e Polar em Porto Alegre.
Vale ressaltar também a queda de Nova Schin, mais uma vez neste ano, sendo que seu índice de lembrança de marca já havia caído em 2006 versus 2005. Isto demonstra que numa categoria tão competitiva, sustentar a posição é um grande desafio. Assim como também abrir espaço não é tarefa fácil, uma vez que Sol, apesar de todo o investimento, ainda ostenta números de lembrança de marca bastante modestos.
Por tudo isto, não deixa de ser surpreendente o desempenho de Itaipava, com investimentos em comunicação relativamente modestos para o padrão da categoria, mas com índices de lembrança superiores aos de Sol e Nova Schin somadas.
O dado chama mais a atenção quando vemos que Itaipava se posiciona ainda melhor em SP e RJ, mercados mais competitivos para a categoria. São evidências de que a construção de uma marca ainda tem caminhos que não passam apenas pela comunicação de massa.
Voltando a Skol, tudo indica que o reinado da marca não está ameaçado, já que seu desempenho é ainda melhor nas faixas etárias mais jovens e classes sociais mais altas, segmentos que tendem a inspirar o padrão de consumo futuro de muitas categorias.
Como a força de uma marca não reside só na lembrança, Bohemia merece destaque mais uma vez por ter conquistado entre seus consumidores o maior Índice de Adesão à Marca, dentre todas as marcas de cerveja: nada menos que 94% de seus consumidores são classificados como defensores da marca.
No caso de refrigerantes, Coca-Cola continua imbatível com 70% de Top of Mind, índice ainda melhor que os 62% de 2006.
Guaraná Antarctica vem a seguir com 16%. Assim como em 2006, nota-se que a distância entre Coca-Cola é maior na faixa etária mais jovem. No entanto, nota-se alguma recuperação de Guaraná Antarctica junto às faixas etárias mais jovens.
Numa categoria de decisão de compra rápida, o desafio de Pepsi no país continua imenso. Seu índice de Top of Mind caiu em relação a 2006, é apenas o quarto da categoria, com menos de 3%, tendo sua posição ameaçada por Dolly.
Nesta edição, a categoria Sabão em Pó voltou a ser pesquisada e, embora a liderança de OMO não seja nenhuma surpresa, a força da marca sempre deve ser enaltecida. Apesar de todos os ataques da concorrência, a marca tem incríveis 88% de Top of Mind contra apenas 2% da segunda colocada Ace.
Esta quase unanimidade pouco varia de acordo com classe social, faixa etária, etc. Num cenário em que tanto se apregoa a necessidade de segmentação e dificuldade de uma marca ser forte junto a muitos públicos é um resultado admirável. Ao analisarmos Índice de Adesão, a marca continua forte com 81% de Defensores e apenas 1% de Opositores.
Em automóvel, o primeiro lugar de Volkswagen, com 33% de Top of Mind, não chega a ser uma novidade, mas a força do veterano Gol em modelo de automóvel merece destaque: Gol tem 16% Top of Mind, quase o dobro de Corsa e Pálio.
Algumas categorias, como televisores, demonstram estar em vias de transformação. Embora Philips tenha sido novamente Top of Mind, com 18%, sua lembrança é notadamente mais forte junto às faixas etárias mais velhas, enquanto LG lidera na faixa etária mais jovem, de 20 a 29 anos. Já quando o assunto é Índice de Adesão, Sony é o destaque com 80% de Defensores e apenas 1% de Opositores.
Na categoria de provedores de Internet, em que houve um empate entre UOL e TERRA em 2006, UOL vence e lidera o Top of Mind por pequena margem em 2007.
Já em operadora de telefonia móvel, TIM mantém o primeiro lugar que havia conquistado em 2006. No Índice de Adesão, ainda tem mais Defensores do que VIVO, embora esta última tenha melhorado em relação a 2006.
Manutenção do primeiro lugar em Top of Mind para Visa em cartões de crédito e BR/Petrobras em postos de combustível, mas novidade com Extra que desbancou Carrefour em supermercados.
Já em aparelhos de celular, Nokia parece estar pouco a pouco consolidando sua liderança, aumentando seu índice de Top of Mind e a distância de Motorola, a segunda colocada. Nokia também tem desempenho melhor que a rival Motorola no Índice de Adesão com 69% de defensores contra 60% de Motorola.
Em várias categorias a marca mais bem avaliada com maior Índice de Adesão não foi a marca Top of Mind. É o caso de Bohemia e Sony, já citadas, que, mesmo não sendo Top of Mind têm o maior Índice de Adesão à marca. É também o caso de Banco Real em bancos, Texaco em postos de combustível e Sul América em planos de saúde.
Esta avaliação do Índice de Adesão é importante porque reflete a satisfação, confiança e disposição do cliente de continuar com a marca. Muitos gestores ainda se enganam acreditando que a simples lembrança de marca é suficiente para traduzir a força de uma marca. Na realidade, a lembrança é apenas o início do árduo processo de construir uma marca forte, afirma Machado.
Tabelas
Top of Mind
Primeira marca mencionada pelo respondente em cada categoria.
Categoria
Índice de Top of Mind %
Televisores
Philips
18
Refrigerante
Coca-Cola
70
Cartão de crédito
Visa
49
Revista
Veja
44
Aparelho celular
Nokia
38
Operadora de telefonia fixa DDD
Embratel
42
Provedor de Internet
UOL
15
Fabricante de automóvel
Volkswagen
33
Sabão em Pó
OMO
88
Operadora de telefonia móvel
TIM
28
Cerveja
Skol
38
Plano de saúde
Unimed
27
Posto de combustível
BR Petrobras
27
Banco
Itaú
29
Supermercado
Extra
22
Modelo de automóvel
Gol
16
Na categoria jornal, a tabela apresenta o Top of Mind por região pesquisada, devido à atuação regional das marcas:
Jornal (Porto Alegre)
Zero Hora
68
Jornal (Rio de Janeiro)
O Globo
45
Jornal (Recife)
Diário Pernambuco
44
Jornal (São Paulo)
Folha de São Paulo
37
Jornal (Belo Horizonte)
O Estado de Minas
60
Jornal (Curitiba)
Gazeta do Povo
61
Índice de Adesão à marca
Cada entrevistado foi avaliado no grau de satisfação e intenção de recompra, através de escalas de cinco pontos.
O Índice de Adesão foi calculado multiplicando-se as duas avaliações. Os entrevistados que ficaram na faixa de 1 a 5 pontos foram classificados como Opositores, de 6 a 10 pontos como Vulneráveis, de 11 a 19 pontos como Satisfeitos e de 20 a 25 pontos como Defensores. O cálculo para se chegar a este índice é feito da seguinte forma: tanto para grau de satisfação, quanto para intenção de recompra, o consumidor atribui uma nota de 1 (pior) a 5 (melhor) e as duas notas são multiplicadas para se obter o resultado de 1 a 25.
Por exemplo: grau de satisfação = 4; intenção de recompra = 4; resultado = 16. Este consumidor está classificado como satisfeito.
A classificação originou um ranking de Defensores, que demonstra o prestígio e a confiança nas marcas.
Categoria Marca c/mais Defensores %
Televisores
Sony
80
Refrigerante
Antarctica
85
Cartão de crédito
Visa
71
Revista
Veja
67
Aparelho celular
Nokia
69
Operadora de telefonia fixa DDD
Embratel
56
Provedor de Internet
Velox
66
Fabricante de automóvel
Volkswagen
79
Sabão em Pó
OMO
81
Operadora de telefonia móvel
TIM
57
Cerveja
Bohemia
94
Plano de saúde
Sul América
77
Posto de combustível
Texaco
71
Banco
Real
63
Supermercado
Extra
57
No ranking que compara o índice percentual de Defensores entre as diferentes categorias, destaque para Bohemia, a primeira entre todas as marcas avaliadas em todas as categorias, resultado que a marca já havia obtido em 2006.
Interessante observar também o desafio da construção de uma marca de serviços, já que a primeira marca a aparecer na lista é Sul América na 12ª posição.
Marcas Ranking Defensores % Categoria
BOHEMIA
94
Cerveja
BRAHMA
87
Cerveja
ANTARCTICA
85
Refrigerante
KAISER
83
Cerveja
DIÁRIO DE PERNAMBUCO
82
Jornal
OMO
81
Sabão em Pó
SONY
80
Televisores
COCA-COLA
79
Refrigerante
VOLKSWAGEN
79
Fabr de Automóvel
SKOL
78
Cerveja
LG
77
Televisores
SUL AMÉRICA
77
Plano de Saúde
PHILIPS
74
Televisores
ANTARCTICA
73
Cerveja
GENERAL MOTORS
72
Fabr de Automóvel
CARAS
72
Revista
ESTADÃO
72
Jornal
O GLOBO
72
Jornal
TEXACO
71
Posto de Combustível
VISA
71
Cartão de Crédito
MASTERCARD
70
Cartão de Crédito
bservação: A tabela apresenta as marcas com índice superior a 70% de defensores (cálculo feito para marcas com base amostral mínima).
Leia anterior sobre o assunto, aqui.