arrow_backVoltar

Abril fecha revistas

Cortes acontecem menos de um mês após troca de comando

06.08.18

O Grupo Abril anunciou nesta segunda-feira, 06, a reformulação de seu portfólio de marcas, como assinala em comunicado oficial. Em outras palavras, significa o fim de algumas revistas. No documento (confira mais abaixo), a companhia afirma que serão mantidos os seguintes títulos: Veja, Veja São Paulo, Exame, Quatro Rodas, Claudia, Saúde, Superinteressante, Viagem e Turismo, Você S/A, Você RH, Guia do Estudante, Capricho, M de Mulher, VIP e Placar.

Com isso, conforme o portfólio do Grupo Abril disponível até este momento no site, deixam de ser publicadas as marcas: Boa Forma, Bebe.com.br, Casa Claudia, Casacor, Casa.com.br, Cosmopolitan, Elle, Mundo Estranho, Veja Rio, Arquitetura & Construção, Minha Casa.

Os cortes acontecem menos de um mês depois da mudança de comando no grupo. No dia 19 de julho, Marcos Haaland, sócio e diretor-executivo da consultoria Alvarez & Marsal, passou a liderar a empresa no lugar de Giancarlo Civita, que era presidente executivo desde março (mais detalhes aqui).  Antes disso, um processo de reestruturação já estava em curso.

Incertezas financeiras

Em maio deste ano, um relatório da PricewaterhouseCoopers mostrou que o Grupo Abril teve um prejuízo consolidado de R$ 331,6 milhões em 2017. Esse montante é 140% maior do que o registrado no ano anterior.

O documento da PwC aponta, entre outras informações, que “a companhia e suas controladas têm apurado prejuízos repetitivos em suas operações  (2017 – R$ 331.662 mil e 2016 – R$ 137.834 mil), apresenta patrimônio líquido negativo de R$ 715.931 mil (2016 – R$ 414.242 mil) e excesso de passivos sobre ativos circulantes no montante de R$ 373.190 mil (2016 – R$ 811.138 mil) no encerramento do exercício”. Em outro destaque do relatório, a PwC afirma  que “a existência de incerteza relevante” pode “levantar dúvida significativa sobre sua continuidade operacional”.

 

Leia o comunicado do Grupo Abril:

“O Grupo Abril comunica que, como parte do seu processo de reestruturação, está reformulando o portfólio de marcas da editora com o objetivo de garantir sua saúde operacional em um ambiente de profundas transformações tecnológicas, cujo impacto vem sendo sentido por todo o setor de mídia.

O processo tornou-se obrigatório para assegurar a continuidade da empresa e garantir seu futuro dentro das circunstâncias impostas por uma economia e um mercado substancialmente menores do que os que trouxeram a Abril até aqui.

Com isso, a empresa passará a concentrar seus recursos humanos e técnicos em suas marcas líderes: Veja, Veja São Paulo, Exame, Quatro Rodas, Claudia, Saúde, Superinteressante, Viagem e Turismo, Você S/A, Você RH, Guia do Estudante, Capricho, M de Mulher, VIP e Placar. Marcas que somam audiência qualificada de 125 milhões de visitantes únicos por mês e 5,2 milhões de circulação nas versões impressa e digital por mês, além de centenas de eventos.

Aos profissionais que atuaram nos títulos que estão sendo descontinuados, nosso agradecimento pela dedicação e pelo profissionalismo.

Em consonância com sua trajetória e relevância na imprensa brasileira, a ABRIL reafirma o seu compromisso de manter vivo o jornalismo de qualidade. Uma imprensa forte, livre e idônea em seus princípios é essencial para o desenvolvimento do Brasil e o único antídoto contra desinformação e fake news.”

 

Abril fecha revistas

/