arrow_backVoltar

Ação antitruste

Amazon é acusada de monopólio nos EUA

26.09.23

Nesta terça-feira, 26, a FTC (Comissão Federal de Comércio), agência reguladora dos EUA, apresentou uma ação antitruste contra a Amazon, que contou com a participação de procuradores-gerais de 17 estados. A gigante tecnológica está sendo acusada de monopólio.

É o quarto processo movido pela comissão neste ano contra a empresa fundada por Jeff Bezos. A ação atual vinha sendo aguardada.

De acordo com comunicado da FTC, a Amazon impede que vendedores baixem seus preços em plataformas concorrentes (como Walmart) e, por outro lado, os obriga a usarem seus serviços de logística e em entrega em troca de obtenção de destaques, além de favorecer indevidamente seu próprio negócio de varejo.

A Amazon respondeu que a ação da FTC é equivocada e declarou que o processo pode prejudicar os consumidores já que isso levaria a aumento de preços e entregas mais demoradas.

Em maio, a companhia foi processada em dois casos: o primeiro por não excluir dados sobre crianças coletados pela Alexa e o segundo por espionar ilegalmente consumidores por meio de suas campanhias e câmeras Ring. A big tech, mesmo discordando da ação, aceitou pagar US$ 31 milhões para resolver os casos.

Em junho, a FTC processou  a empresa em um caso de proteção ao consumidor, alegando que a companhia enganou os usuários para que assinassem o Prime e deliberadamente dificultou o cancelamento do serviço. A Amazon nega as acusações.

Ação antitruste

/